Como aumentar a participação dos colaboradores nas ações de Comunicação Interna

A comunicação interna é fundamental para o sucesso de uma empresa. É através dela que os colaboradores são informados sobre as novidades, objetivos, metas e resultados da organização. Uma comunicação interna eficaz pode melhorar a produtividade, a motivação, a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

No entanto, muitas empresas enfrentam desafios na implementação de uma boa comunicação interna. Entre eles:

  • Falta de uma estratégia de comunicação interna clara e bem definida; 
  • Tecnologia desatualizada e falta de investimento em tecnologia moderna, como plataformas de comunicação interna;
  • Resistência à mudança;
  • Colaboradores que não participam ativamente das ações de comunicação interna.

10 dicas que vão aumentar a participação dos colaboradores nas ações de comunicação interna

Para ajudar as empresas a aumentarem a participação dos colaboradores nas ações de comunicação interna, gostaria de compartilhar 10 dicas com você:

1 – Crie um canal de comunicação eficiente

Disponibilize uma plataforma que permita uma comunicação fluida e fácil entre os colaboradores e a empresa, e que, inclusive, seja acessível em dispositivos móveis.

A Vexia, empresa cliente da Comunitive, buscava uma estratégia que permitisse a comunicação e o relacionamento próximo entre empresa e colaborador. Além disso, também tinha como objetivo metrificar as interações e avaliar a quantidade de colaboradores que leem os comunicados e participam ativamente na comunidade.

Ao contratar a Comunitive, que é uma plataforma de engajamento de colaboradores, a Vexia, com mais de 300 colaboradores, conseguiu transformar a comunicação, que antes era uma solução tradicional de Intranet, unilateral e não muito atrativa, em algo muito mais eficaz.

Confira alguns resultados alcançados:

  • Engajamento de 90% dos colaboradores, ou seja, são 290 usuários que acessam a Intranet regularmente para conferir as novidades;
  • Mais de 20 mil atividades realizadas pelos colaboradores;
  • Uma melhora significativa na pesquisa de clima da empresa.

2 – Desenvolva uma cultura de comunicação

Incentive uma cultura de comunicação aberta e honesta, onde os colaboradores se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e ideias.

Outro case de sucesso da solução da Comunitive ocorreu com a ePharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de medicamentos do Brasil. A empresa notou que os colaboradores estariam dispostos a engajar ainda mais com as ações internas e externas da empresa. 

Com o total de 435 pessoas colaboradoras em home office, a empresa apostou na criação de uma comunidade para aumentar o engajamento, aproximar o relacionamento e desenvolver ainda mais a cultura de comunicação entre todos os colaboradores.

Veja o depoimento:

3 – Personalize a comunicação

Personalize as mensagens conforme o perfil de cada colaborador, mostrando que a empresa se preocupa com as necessidades e interesses individuais.

4 – Utilize diferentes formatos

Experimente diferentes formatos de comunicação, como vídeos, infográficos, podcasts, e-mails, etc. para manter a atenção dos colaboradores.

Outra empresa que conseguiu melhorar a comunicação entre os colaboradores, utilizando a plataforma de engajamento de colaboradores da Comunitive, foi a ilegra.

A empresa percebeu que seus colaboradores sentiam que não estavam por dentro do que acontecia na empresa. A Comunitive, que oferece uma solução gamificada e totalmente personalizável, foi a solução perfeita.

Confira abaixo alguns depoimentos dos colaboradores da ilegra:

5 – Comunique-se regularmente

Mantenha uma frequência regular de comunicação interna para manter os colaboradores atualizados e engajados.

6 – Seja transparente

Compartilhe informações relevantes e transparentes sobre a empresa, seus objetivos, desafios e resultados.

7 – Utilize Gamificação

A gamificação é o processo de usar elementos de design e princípios de jogos em contextos não relacionados a jogos, como na comunicação interna. Como estratégia de comunicação interna, a gamificação aumenta o engajamento, a motivação e a participação dos colaboradores em várias ações da empresa.

Quer saber sobre os conceitos atrelados à gamificação, cases reais e dicas para aplicar na Comunicação Interna da sua empresa. Acesse aqui o Guia completo da Gamificação na Comunicação Interna.

8 – Reconheça e recompense os colaboradores

Reconhecer e recompensar os colaboradores que contribuem para a melhoria da comunicação interna e que participam das ações internas da empresa é uma excelente forma de valorizar, engajar e tornar os colaboradores mais satisfeitos.

Oferecer incentivos tangíveis (bônus, prêmios, promoções ou outras formas de reconhecimento) melhora a satisfação e a produtividade dos colaboradores, aumenta a retenção de talentos e a lealdade à empresa e constrói uma cultura de trabalho positiva e colaborativa.

A Aoop, especializada em hiperautomação e transformação de serviços digitais, buscou a Comunitive para melhorar a jornada dos colaboradores. Confira o depoimento:

9 – Crie conteúdo relevante

Crie conteúdo relevante e interessante para os colaboradores, que os ajude a entender melhor a empresa e suas atividades.

10 – Avalie o desempenho

Avalie regularmente o desempenho da comunicação interna e faça ajustes sempre que necessário.

Como começar a aumentar a participação dos colaboradores nas ações de comunicação interna?

Para a comunicação interna ser efetiva, é fundamental contar com uma plataforma que atenda às necessidades da empresa e dos colaboradores. A escolha de uma plataforma de comunicação interna eficiente pode ser um passo importante para aumentar a participação dos colaboradores nas ações de comunicação.

Nesse sentido, a Comunitive é uma plataforma de engajamento de colaboradores que se destaca pela sua eficácia ao oferecer:

  • Comunicação segmentada e efetiva;
  • Opção de reunir colaboradores de diferentes setores, unidades e áreas de atuação em um único local, centralizando todas as ações da empresa;
  • Senso de pertencimento e engajamento com a cultura da empresa;
  • Valorização e reconhecimento dos colaboradores por participação nas ações propostas pela empresa;
  • Realização de pesquisas e captura dados para entender com profundidade os colaboradores.

Quer saber mais sobre a plataforma? Preencha o formulário abaixo e garanta uma demonstração gratuita e personalizada para a sua empresa.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X