Como medir a satisfação dos colaboradores com o eNPS

Você já deve ter ouvido que os colaboradores são os primeiros a promover uma empresa, certo? Criar ambientes de trabalho que promovam o bem-estar físico e mental se tornou uma das prioridades para o RH, mas para isso é fundamental ter dados e atuar de maneira analítica. Nesse contexto, o eNPS se destaca como uma ferramenta prática e eficiente capaz de medir a satisfação dos colaboradores e fortalecer a organização.

É certo que a dinâmica das empresas e as relações de trabalho estão mudando. Se antes as pessoas costumavam fazer suas carreiras e trabalhar a vida inteira para uma mesma empresa, essa já não é mais a realidade da nova geração que está ocupando o mercado de trabalho.

Com a chegada dos Millennials, o desafio de atrair e reter talentos ficou ainda maior, e o primeiro passo para superá-lo é ter uma cultura forte e uma gestão de pessoas humanizada, que coloque as pessoas verdadeiramente em primeiro lugar.

Se você quer entender mais sobre o que é o eNPS e como ele pode ajudar a sua empresa a criar um clima melhor e mais feliz para os colaboradores, este é o artigo certo para você! Vem com a gente! 

O que é eNPS?

O eNPS é um índice cuja sigla significa “Employer Net Promoter Score”. Ele é uma variação do NPS, um indicador muito utilizado pelas empresas para avaliar e medir a satisfação dos clientes com seus produtos ou serviços. O eNPS segue a mesma lógica, mas leva em consideração a opinião dos funcionários da empresa, e não dos consumidores.

A importância em entender e medir a satisfação interna da organização está em justamente mapear como está o clima organizacional da empresa e criar ações para impulsionar ainda mais a motivação e o engajamento dentro do ambiente de trabalho. Isso cria uma atmosfera propícia para impulsionar os resultados da empresa.

Os benefícios disso são muitos. Entre eles, podemos citar:

  • aumento da produtividade dos times;
  • melhor atendimento aos clientes;
  • incentivo à criatividade e inovação ;
  • maior visibilidade como marca empregadora;
  • atração dos melhores talentos;
  • redução do índice de turnover.

Medindo a satisfação dos colaboradores com eNPS

É muito provável que você já tenha respondido uma avaliação de NPS sem mesmo perceber. Seja em um daqueles totens que ficam nas loja de departamento, no qual você indica o quanto ficou satisfeito com sua visita ou em um aplicativo de entrega de comida, que pergunta, em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar aquela experiência para um amigo ou familiar.

O eNPS segue exatamente a mesma lógica, só que com ele os clientes são os próprios colaboradores. É possível extrair dois tipos de informação com o eNPS: qual o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa e qual o motivo.

Para medir o eNPS da sua empresa, primeiro faça a seguinte pergunta aos colaboradores: “em uma escala de 0 a 10, onde 0 é pouco provável e 10 muito provável, qual a sua nota com relação à satisfação com a empresa?”

A partir dos dados coletados, será possível definir:

  • os colaboradores promotores: deram notas 9 ou 10 e ajudam a empresa a promover sua cultura, dentro e fora dela.
  • os colaboradores neutros: deram notas 7 ou 8 e não são completamente fiéis a empresa.
  • os colaboradores detratores: deram notas abaixo de 6 e podem deixar a empresa a qualquer momento.

O segundo passo é calcular o índice eNPS. Para isso, transforme o resultado coletado em porcentagem e utilize a seguinte fórmula: eNPS = % de promotores – % de detratores (neutros ficam de fora da conta).

O resultado será um número entre -100 e 100, em que:

  • excelente = acima de 75
  • aceitável = entre 50 e 74
  • zona de aperfeiçoamento = entre 49 e 0
  • crítico = abaixo de 0

O que o eNPS diz sobre a felicidade no trabalho

A felicidade no trabalho é algo que todos nós sempre sonhamos. Ele significa ⅓ de toda a nossa vida, o que significa que passamos 30% do nosso tempo dedicado à rotina profissional. 

Trabalhar em um lugar que nos faça sentir bem conosco mesmos é fundamental para levarmos uma vida mais equilibrada e saudável. Como já falamos, a nova geração não tolera mais condições de abuso profissional e procura lugares onde se sinta segura e que se encaixem em seu propósito pessoal.

Além disso, a pandemia nos mostrou o quanto é importante humanizar as relações dentro dos ambientes de trabalho. Ter pessoas que se preocupam com o nosso bem estar nos torna mais confiantes e produtivos, fazendo com que os resultados da empresa sejam impulsionados e ainda abrindo caminho para a inovação e o intraempreendedorismo.

O RH ganha cada vez mais protagonismo nisso e não é por acaso. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revela que funcionários mais felizes são, em média, 31% mais produtivos.

As empresas estão entendendo a importância estratégica do RH para o crescimento, e por isso é cada vez mais necessário estar de olho nas tendências para não ficar para trás. Confira algumas dicas e metodologias que podem ser utilizadas para aumentar o eNPS, a motivação e a felicidade no trabalho.

Crie uma cultura de feedback

Construir uma cultura na qual o feedback seja visto como algo natural e positivo é um passo importante na direção de criar ambientes de trabalho mais felizes. Os feedbacks constantes criam uma atmosfera de transparência e foco no desenvolvimento dos colaboradores, evitando as fofocas de corredor que podem gerar desmotivação e intrigas.

Com uma cultura de feedback consolidada, os profissionais se sentem mais seguros sobre seus trabalhos pois têm certeza de que estão no caminho certo e entendem quais os pontos precisam ser melhorados. 

Celebre as conquistas

Outro fator que pode trazer mais engajamento para o time e para os colaboradores é dar espaço para a troca de experiências e celebração de pequenas conquistas. Uma plataforma como a da Feedz, por exemplo, além de medir o humor dos colaboradores diariamente, oferece um ambiente virtual onde podem ser comemorados as conquistas do dia a dia. Isso fomenta o reconhecimento do esforço dos colaboradores e, consequentemente, aumenta a motivação e o entrosamento do time.

Incentive as one-on-ones

As conversas entre líder e liderado também são fundamentais para alinhar a comunicação interna e a expectativa do colaborador a respeito do seu futuro profissional. Como as lideranças têm, geralmente, pouco tempo para se dedicar exclusivamente a uma conversa individual com cada liderado, é comum que essa prática seja deixada de lado no dia a dia. 

Isso pode acabar desmotivando o time e fazer com que entendam que essa não é uma prioridade para o gestor. É importante incentivar as one-on-ones para que sejam feitas pelo menos uma vez por mês com cada colaborador.

Utilize metodologias ágeis

Em um mundo conhecido como VUCA, sigla em inglês para Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, é cada vez mais necessário estar pronto para mudanças e aberto à inovação. Metodologias ágeis como SCRUM, design thinking e o OKR são essenciais para atrair e motivar os mais jovens, que naturalmente gostam de mudanças e desafio e se sentem frustrados com a mesmice de trabalhos estritamente operacionais.

Cuide da saúde física e mental

Com o isolamento social e o home office, questões sobre a saúde física e mental dos colaboradores ganharam força dentro das organizações. Com a incerteza sobre o futuro do trabalho remoto, é certo que precisamos ficar atento a essas questões.

Promover ações que valorizem a atividade física e o apoio psicológico podem elevar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, contribuindo para a qualidade de vida e, consequentemente, elevando a produtividade das pessoas.

Esse conteúdo foi produzido pela Feedz, você curtiu? Somos uma startup motivada por levar felicidade aos ambientes de trabalho, por isso oferecemos uma plataforma completa para ajudar os RHs e gestores a humanizarem as relações e terem uma visão mais analítica sobre o engajamento e desempenho dos funcionários.

Ah, você também pode se juntar ao ClubeRH, uma comunidade com mais de 3.500 profissionais em todo o Brasil que acreditam que a felicidade no trabalho é a chave para as empresas.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X