Guia: tudo o que você precisa saber sobre o Engajamento no Instagram

Se a sua empresa já está presente no Instagram, você deve saber que ter uma comunidade engajada é fundamental para o seu sucesso na plataforma. Não é à toa que vemos a todo momento, notícias falando a respeito do engajamento no Instagram. Inclusive, a própria rede social compartilhou em seu blog um conteúdo explicando como funciona o algoritmo da rede em relação ao engajamento.

A maioria delas reforça que empresas que almejam se tornar relevantes no meio digital, devem investir na rede social que mais cresce no mundo. Confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o engajamento no Instagram.

O que é engajamento e como ele funciona no Instagram?

De acordo com o dicionário, engajamento tem como um de seus significados, a busca de membros ou pessoas interessadas em partilhar, ou colaborar com uma mesma causa.

Assim, podemos entender que o engajamento no Instagram se refere à participação das pessoas com um perfil e suas postagens. Isso porque possuem interesses em comum, e se identificam com uma pessoa e a causa ou propósito defendido por ela.

O engajamento no Instagram pode ser mensurado pela quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos das postagens. Mas para isso acontecer, é preciso ter uma estratégia de marketing eficaz, focada na produção de conteúdo de qualidade e na atração do público certo.

Podemos entender o engajamento como um reflexo do relacionamento do público com a marca, seja ela pessoal ou uma empresa. Essa relação se mostra através da interação das pessoas com a marca nas redes sociais como no Instagram.

Por que o engajamento é importante para o seu negócio

Não é mais novidade que o Instagram, assim como outras redes, estão dominando a internet. Por isso, é cada vez mais importante ter engajamento nas redes sociais, o que pode te ajudar a fortalecer a presença digital da sua marca.

Segundo ABC Repórter, o Brasil é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram em 2021. Cerca de 99 milhões de brasileiros usam a rede diariamente e, considerando que o Instagram possui cerca de 1 bilhão de usuários, o Brasil representa 9,9% dos usuários da plataforma.

Com isso, é possível entender a relevância de conquistar um público engajado nessa rede social, uma audiência que se identifica e confia na sua marca. O engajamento vai muito além de aumentar a sua popularidade, ele tem como objetivo principal criar uma conexão significativa com o público, para que se tornem defensores da sua marca.

No caso do Instagram, um número alto de seguidores ou curtidas não são parâmetros para afirmar se uma marca tem um engajamento alto ou não. O que vale é o conjunto como um todo: pessoas curtindo, expondo ideias nos comentários (não só emojis), enviando para amigos e salvando o conteúdo para uma consulta posterior. Isso porque de nada adianta sua página ter muitos seguidores, se eles não interagem com as suas postagens.

Como mensurar esse engajamento?

Há diversas formas de mensurar o engajamento no Instagram, que como já dissemos, não se resume apenas na quantidade de seguidores. Esse engajamento pode ser observado através de ações como:

  • Quantidade de compartilhamentos; 
  • Comentários;
  • Likes;
  • Crescimento do número de seguidores e alcance;
  • Cliques nos links que você compartilha;
  • Menções (marcadas ou não);
  • Quantidade de salvamento dos posts;
  • Visualização nos stories;
  • Respostas e interações diversas nos stories.

Vale lembrar que o engajamento é o envolvimento do público com as suas publicações, já a taxa de engajamento é uma forma de mensurar esse envolvimento, com base em alguns cálculos.

Dessa forma, o resultado é relativizado conforme o tamanho do seu perfil (número de seguidores) e a quantidade de publicações. Segundo o MLabs, uma das maneiras de mensurar o nível de engajamento é usar a fórmula: interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / alcance. 

Além disso, você também pode utilizar os insights que a própria plataforma oferece no seu perfil comercial, ou ainda, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a mensurar o engajamento do seu público.

O importante é acompanhar essas métricas, pois servem como um termômetro para avaliar sua estratégia, se está ou não funcionando, e repensar, caso necessário.

Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

É possível aumentar o seu engajamento no Instagram, mas para isso, é preciso desenvolver uma estratégia eficaz e se atentar para alguns pontos. Confira a seguir, algumas dicas que podem te ajudar:

Conheça e entenda seu público

Esse ponto é fundamental para qualquer estratégia de marketing, seja ela para redes sociais ou não. Mas é sempre importante lembrar que é preciso conhecer seus seguidores, para conseguir oferecer a eles aquilo que estão buscando.

Saber porque as pessoas seguem o seu perfil é importante para entender com quais conteúdos eles mais se identificam e direcionar a sua estratégia para isso. Para te ajudar, você pode utilizar os insights da própria plataforma, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. 

Além disso, ele também te ajuda a entender o impacto de suas postagens, quem está sendo impactado, qual o alcance das suas publicações, entre outras informações. Outra razão importante para entender o seu público, é saber em quais horários sua audiência utiliza mais o aplicativo.

Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post, o que é um fator importante para o algoritmo do Instagram interpretá-lo positivamente e aumentar o seu alcance.

A melhor forma de saber isso é fazer testes, e claro, perguntar para o seu público. Você pode fazer isso através de enquetes ou da caixinha de perguntas nos stories. Vale lembrar que cada tipo de conteúdo costuma ter uma preferência de horário, por exemplo, um vídeo que demanda mais tempo para assistir, pode ser mais interessante postar após o horário comercial, em que as pessoas já saíram do trabalho e têm mais tempo para assistir. 

Envolva as pessoas

Você precisa envolver o seu público e criar uma conexão verdadeira com ele. Isso porque um dos fatores que o algoritmo do Instagram analisa é o relacionamento entre os usuários, postagens e páginas.

Para envolver as pessoas e desenvolver um relacionamento duradouro, é importante focar no passo anterior, para entender as preferências da sua comunidade, o que eles gostam e querem ver no seu perfil.

Dessa forma, busque desenvolver um conteúdo voltado para a interação, de forma que seu público fique envolvido e queira interagir, compartilhando, comentando e curtindo aquilo que você publica.

Amplie sua voz

Essa é uma dica do próprio Instagram, que recomenda fazer publicações em diversas superfícies, pois isso aumenta a probabilidade de novos públicos te encontrarem na rede. Como dica, eles indicam:

  • Compartilhar seus destaques e momentos favoritos no feed;
  • Mostrar um pouco do seu cotidiano nos stories;
  • Interagir com o seu público em tempo real transmitindo ao vivo, nas famosas lives, que se popularizaram os últimos tempos;
  • Aprofundar a sua relação com o público, compartilhando vídeos mais longos no IGTV com assuntos de interesse da sua comunidade.

Crie uma comunidade forte

Essa também é uma dica da plataforma, que indica utilizar uma maneira simples de mostrar que você se importa com o seu público: a interação com ele! Isso mesmo, o seu engajamento com a sua audiência pode conquistar clientes e defensores fiéis.

Para isso, é importante curtir e responder comentários sempre que possível, pois isso mostra que você se importa com as opiniões das pessoas que te acompanham. Essa é uma excelente forma de se aproximar do público e criar uma conexão mais forte.

Ofereça um conteúdo de valor

Não precisamos nem dizer a importância de oferecer um conteúdo de valor para o seu público, né? Isso não vale apenas para o Instagram, mas também para qualquer outra rede social, blog, site e até mesmo de forma offline.

Não adianta focar apenas em conteúdos que engajam os seguidores e os levem a curtir seu post. O ideal é produzir um conteúdo rico, que desperte o desejo de compartilhar com pessoas próximas, para que também tenham acesso ao material.

Alguns sinais que indicam que seus conteúdos do Instagram são relevantes, são as marcações em comentários e o compartilhamento dos seus post e stories através das mensagens diretas. Esse é um indicativo de que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de enviarem para que outras pessoas também vejam.

Evite postar apenas conteúdos comerciais sobre a sua marca. É importante investir no relacionamento com as pessoas, e não apenas tentar vender o seu produto a todo momento. 

Você pode fazer isso criando boas legendas, fazendo posts informativos e/ou descritivos, contando histórias interessantes e utilizando uma linguagem que te aproxime das pessoas, seja através da empatia, do humor ou outra que faça sentido para o seu público.

Utilize todas as ferramentas que o Instagram oferece

O Instagram oferece aos usuários, diversas opções de ferramentas na própria plataforma além das postagens no feed, como reels, IGTV, stories, lives, guias, shopping, anúncios, etc.

Procure utilizar todas elas (se possível), pois possuem seu próprio algoritmo e são excelentes recursos para fortalecer seu contato com o público. Além disso, quantos mais canais você utilizar, mais formas você tem de aumentar o seu alcance. Aqui vão algumas dicas:

  • Utilize os stories para criar conteúdos como bastidores, detalhes de produtos ou serviços, fazer perguntas, repostar conteúdos produzidos pelos usuários, entre outros;
  • Crie destaques com stories separados por assuntos, para que o conteúdo fique salvo no seu perfil e possa ser acessado sempre;
  • Faça lives, pois toda vez que você inicia um vídeo ao vivo seus seguidores são notificados, o que aumenta as chances de gerar interações;
  • Crie uma boa bio, que contenha informações completas como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes. É importante que ela seja objetiva, clara e não muito longa. Além disso, procure utilizar palavras-chave importantes para o seu nicho, pois as pessoas podem acabar encontrando o seu perfil pela busca;
  • Use hashtags, pois elas ajudam os usuários a encontrar a sua marca, já que muitas pessoas seguem determinadas hashtags. Mas não exagere, seja específico e relevante, utilizando apenas hashtags que tenham relação com a postagem e tenham mais a ver com seu negócio e com a comunidade que você quer alcançar;
  • Faça parcerias com influenciadores digitais que tenham um público relevante para o seu negócio e que estejam alinhados com os valores da marca;
  • Invista em anúncios, pois eles aumentam o engajamento com suas postagens, atraem novos seguidores e aumentam as visualizações do seu perfil.

Crie um programa de Defensores da Marca

O Marketing de Defensores é uma tendência de Marketing Digital muito importante na atualidade. Isso porque as pessoas tendem a considerar a indicação de conhecidos no momento de uma escolha, seja por uma empresa, produto ou serviço.

Seu principal objetivo, é engajar o público a ponto de transformá-los em Defensores da Marca. Ter um programa de defensores é muito eficaz para aumentar seu engajamento no Instagram, pois ela estimula a comunidade a compartilhar seu conteúdo com os conhecidos e a interagir com eles na plataforma.

Leia também: Marketing de Defensores e Mídias Sociais: estratégias para impulsionar sua empresa

Se você se interessou e quer saber como criar um Programa de Defensores de Marca, entre em contato com a Comunitive preenchendo o formulário abaixo:

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X