O Conteúdo Viral é compartilhado rapidamente e consegue alcançar milhares de pessoas, graças a alguns elementos essenciais. Saiba como funciona!
Se você está presente nas redes sociais ou até mesmo utiliza aplicativos de mensagens online, certamente recebe e compartilha conteúdos diariamente. Mas você já se perguntou porque compartilha um conteúdo com as pessoas?
Existem várias razões pelas quais fazemos isso, e é exatamente o que acontece com os conteúdos virais, que são aqueles compartilhados em grande escala rapidamente. Essa é uma estratégia bem atual e que vale a pena utilizar. Continue a leitura para saber mais sobre ela e começar a aplicar!
Conteúdo viral: o que é e por que fazer
Conteúdo viral é aquele que se espalha rapidamente e ganha grandes proporções. No mundo digital, é comum que determinados conteúdos sejam disseminados em grande escala, em diversos veículos diferentes simultaneamente, como redes sociais, WhatsApp, entre outros.
Isso acontece, pois, os usuários que navegam na internet compartilham esses conteúdos, que podem ser vídeos, imagens, memes, artigos, quizzes e até mesmo infográficos. Essa disseminação é sempre feita de forma rápida e intensa.
O que caracteriza um conteúdo viral, portanto, é a quantidade de visualizações, curtidas e compartilhamentos que eles possuem, aliado à velocidade com que ele se popularizou e se espalhou.
Esse tipo de conteúdo, por se espalhar rapidamente em grande proporção, é excelente para alavancar e dar mais visibilidade ao seu negócio, e o melhor de tudo: em um curto espaço de tempo.
Atualmente, muitas empresas mundialmente famosas têm investido nessa estratégia de marketing viral. Isso somente comprova o quanto ela é eficaz, e tem diversos benefícios, tais como:
- Aumenta a popularização da marca;
- Atinge novos públicos;
- Fideliza os clientes atuais;
- Fazer com que as pessoas e até outras marcas se refiram à sua, através do seu conteúdo;
- Esse tipo de estratégia tem um bom custo benefício, pois após viralizar, o conteúdo é compartilhado de forma orgânica;
- Funciona com empresas de todos os tamanhos;
- O conteúdo é capaz de ultrapassar as fronteiras geográficas, e levar com ele o nome do seu negócio;
- Se destaca em meio a tantas outras informações no meio digital.
Atualmente, as redes sociais fazem parte da vida de milhares de pessoas no mundo todo. Elas são utilizadas não somente para se distrair, mas também para aprender, ensinar, e claro, ganhar dinheiro.
Muitas pessoas já trabalham com a internet, inclusive vivem apenas disso. Dessa forma, fica claro que o futuro estará cada vez mais no universo digital. Por isso, é importante que se você tem um negócio, você esteja na internet.
Mas não basta estar online, é preciso ser visto. Para isso, nada melhor do que produzir um conteúdo de valor e usar as técnicas certas para que ele possa viralizar, e levar a sua empresa a outro patamar.
O que leva as pessoas a compartilharem um conteúdo?
Grande parte das pessoas que compartilham um conteúdo, fazem isso primeiramente, porque ele causa algum tipo de impacto nelas. Mas esse fenômeno de compartilhamento não tem nada a ver com sorte, e sim com alguns artifícios psicológicos utilizados na estratégia.
O que acontece com os conteúdos virais é que eles ativam determinados gatilhos no cérebro humano, que fazem com que a reação das pessoas a se deparar com aquilo tenha a necessidade de compartilhá-lo com outras pessoas.
Elementos essenciais de um conteúdo viral de sucesso
Em geral, esses conteúdos possuem características que levam as pessoas a reagirem de alguma forma, seja positiva ou negativamente, a ponto de sentirem o impulso de passá-lo adiante.
Os conteúdos virais de sucesso possuem alguns elementos que podem ser utilizados individualmente, ou combinados de forma simultânea. Um bom exemplo é o humor, que pode aparecer em um conteúdo viral que diverte e, ao mesmo tempo, provoca uma reflexão. Esses conteúdos costumam ser:
- Divertidos;
- Inspiradores;
- Impressionantes;
- Emocionantes;
- Provocativos;
- Encantadores;
- Fazem pensar;
- Unem as pessoas através de um sentimento de empatia ou outros;
- Aconselham;
- São úteis ou informativos;
- Oferecem algum tipo de valor, desconto, brinde, etc.
Dicas para criar um conteúdo viral
São necessários alguns fatores combinados para que um conteúdo viralize. Primeiramente ele precisa ser bom, ou seja, ser autêntico e bem pensado. Além disso, ele precisa conter elementos que estimulem o compartilhamento social.
Isso porque, para um conteúdo viralizar, ele precisa ser compartilhado e recompartilhado por milhares de pessoas nas suas primeiras horas de existência. Para produzir um conteúdo com esse potencial, confira algumas dicas a seguir:
Provoque identificação
Para que o seu conteúdo se torne viral, é preciso garantir que a audiência se identifique com ele. Por isso, ao fazer o seu planejamento, analise bem o seu público para buscar pontos em comum, com o objetivo de utilizar uma comunicação capaz de gerar engajamento nas pessoas.
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são expressões utilizadas para provocar na audiência um efeito que a faça cumprir alguma ação, e funciona de forma semelhante a uma call to action. Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser eficazes ao criar um conteúdo viral.
- Tom de desafio: é uma excelente forma de motivar e incentivar a leitura de algum conteúdo, além de também estimular o leitor a compartilhá-lo com pessoas próximas. Exemplo: “Todas as pessoas que compartilharam esse conteúdo tiveram acesso a um excelente cupom de desconto. Você vai querer ficar fora dessa?”
- Autoridade na fala: gatilho utilizado para criar uma relação de confiança com o conteúdo, o que gera mais autoridade e uma razão a mais para compartilhá-lo. Exemplo: “Esse e-book com um conteúdo exclusivo já ajudou milhares de pessoas, que já estão ganhando dinheiro trabalhando sem sair de casa”.
- Reconhecimento: excelente para mostrar aos leitores que o conteúdo foi feito exclusivamente para eles. Exemplo: “Se você, assim como milhares de outras pessoas, não aguenta mais fazer cursos que não saem do conteúdo básico, este curso foi feito especialmente para você!”.
Seja autêntico e relevante
Não adianta sair reproduzindo conteúdos que fizeram sucesso, é preciso ser autêntico. Além disso, você também precisa focar em temas que são relevantes de alguma forma, ou ainda assuntos que estão em alta. É importante que ele trate de situações vividas pelo seu público.
Também é importante se atentar para os assuntos sazonais, que costumam ser abordados em determinadas épocas do ano. Você pode falar a respeito da economia de água em época de estiagem, aumento do preço de algum produto em determinado período, temas esportivos em épocas de olimpíadas, entre outros.
Uma dica é olhar para os concorrentes e perfis que possuem um público semelhante ao que você quer atingir. Por exemplo, ao acessar o Instagram pelo computador, você consegue ver a quantidade de curtidas e comentários de uma conta. Dessa forma, você pode tentar mapear os conteúdos que mais tiveram engajamento e tentar entender as características que levaram ele ao sucesso.
Outro tipo de conteúdo que possui uma probabilidade maior de viralizar (pelo menos dentro do seu público) são alguns estudos e relatórios, por exemplo, um levantamento da média salarial de profissionais de uma determinada área.
Foque nas emoções
Como já mencionamos aqui, um dos elementos que tornam um conteúdo propenso a viralizar, é quando ele atinge a emoção das pessoas, seja ela qual for. Isso porque as pessoas tendem a compartilhar aquilo que as tocam de alguma forma. Você pode apostar no humor, mistério, deslumbramento, indignação, altruísmo ou comoção, por exemplo.
Nesse ponto vale ficar de olho nas trends dos conteúdos compartilhados no ambiente que você quer viralizar. Por exemplo, no Instagram o formato (ex.: Reels) combinado com uma música do momento pode gerar um engajamento orgânico. Vale ressaltar que o conteúdo veiculado deve ser bem pensado e não apenas reproduzido.
Conte uma história – Storytelling
O storytelling está presente em quase todos os conteúdos virais. Ele se caracteriza pelo tom de narrativa ao abordar algum assunto, de forma a contar uma história para os leitores.
Essa técnica é eficaz, pois é capaz de prender a atenção dos leitores, que acabam ficando curiosos para saber o final da história. Além disso, é possível impactar o leitor de diversas formas, seja através de um final surpreendente ou uma lição de moral por trás da história.
Independente de qual estratégia você vai utilizar através do storytelling, ele torna os textos mais acessíveis e fáceis de ler. Isso porque ele possui uma sequência, que conduz o leitor da maneira que você determinar.
Determine a melhor hora e local para publicar
O que garante a viralidade de um conteúdo não é apenas o seu formato, mas também em qual momento e plataforma você decide publicar. Para isso, verifique onde está o seu público, ou seja, em quais redes sociais eles são mais ativos e em quais horários.
Vale lembrar que cada público é diferente, e por mais que você queira atingir o maior número de pessoas, seu público-alvo precisa primeiramente se identificar com o conteúdo, para dar o pontapé inicial no compartilhamento.
Em seguida, não perca o timing dos assuntos em alta. Um bom exemplo são os memes, que costumam ser feitos logo em seguida de algum acontecimento, e são instantaneamente compartilhados para aproveitar o engajamento ao redor do tema.
Não existe uma fórmula mágica para um conteúdo viralizar. Contudo, muitos deles possuem elementos em comum, que são essenciais para gerar engajamento e estimular o compartilhamento em massa.
Para dar um empurrãozinho nas suas postagens, confira nosso conteúdo sobre Engajamento nas redes sociais: como conseguir os melhores resultados e também como Turbinar suas redes sociais com conteúdo gerado pelo usuário.