O Marketing Social é uma estratégia que visa apoiar causas sociais e como resultado fortalecer a imagem da marca. Entenda como funciona na prática.
Nunca antes os desafios enfrentados pela sociedade tiveram tanta notoriedade na mídia. Esse movimento foi fundamental para que o comportamento das pessoas fosse impactado pelas questões sociais.
É neste cenário que passou a se falar sobre o Marketing Social, uma forma de aliar estratégias de marketing tradicionais com questões importantes. Dessa forma, as empresas conseguem fortalecer a sua marca enquanto apoiam uma causa.
No conteúdo a seguir, você vai saber mais sobre o marketing social, qual a sua importância, quais são os tipos, como fazer na sua empresa e também conhecer alguns exemplos práticos. Prossiga a leitura para saber mais!
O que é marketing social?
Marketing social é um conceito difundido por Philip Kotler nos anos 70, que consiste na ideia de que os consumidores não estão preocupados em satisfazer apenas as suas necessidades, mas também se preocupam com o bem-estar social.
É dessa forma que o marketing social se aplica nas empresas, promovendo ações voltadas para causas sociais e não comerciais. Essa estratégia é muito utilizada atualmente em campanhas institucionais, focadas em promover e fortalecer a imagem da marca.
Vale lembrar que o objetivo principal é apoiar causas que sejam relevantes para a sociedade, geralmente relacionadas a problemas com as necessidades básicas. Como consequência, a empresa reforça seu posicionamento de marca, melhorando assim a sua imagem.
Leia mais: Entenda a importância da Acessibilidade Digital na Experiência do Consumidor
Qual a sua importância?
Os hábitos de consumo passaram por uma grande revolução, como resultado do avanço tecnológico. Atualmente, os consumidores estão mais exigentes e esperam cada vez mais das empresas, não apenas de seus produtos e serviços, mas também de seu posicionamento.
Com isso, as organizações precisam buscar novas formas de se diferenciar dos concorrentes, e o marketing social é excelente para isso, pois proporciona uma vantagem competitiva para ela.
Além disso, o marketing social pode gerar um grande impacto positivo na estratégia de branding de uma empresa. Mas para que essas ações sejam aceitas pelo público, elas precisam estar de acordo com alguns pontos:
- Antes de tudo, é preciso conhecer bem a sua persona, e identificar quais são os valores dos consumidores, para alinhar com os valores da empresa;
- Em seguida, é necessário mapear as causas sociais que, de alguma forma, se relacionam com os valores identificados;
- Por fim, é preciso definir quais causas apoiar e definir quais os objetivos da organização a curto, médio e longo prazo.
Um dos desafios do marketing social é identificar valores em comum entre a empresa e o consumidor, para definir uma causa que seja relevante para ambos e esteja de acordo com a visão e missão do negócio.
Tipos de marketing social
Existem diferentes formas de definir uma campanha de marketing social. Confira a seguir algumas das principais opções:
- Marketing de filantropia: consiste em uma campanha em que o apoio provém de uma doação feita pela empresa a uma determinada entidade.
- Marketing de campanhas sociais: é feita através da veiculação de mensagens de interesse público em embalagens de produtos, que podem ser, por exemplo, uma ação que reverte uma porcentagem das vendas a uma entidade.
- Marketing de relacionamento com base em ações sociais: tem o objetivo de aproximar o público e a empresa, através da participação da equipe de vendas para estimular os clientes a aderirem algum serviço social.
- Marketing de promoção social da marca: tem como foco principal a geração de valor para o negócio. Em geral, essa estratégia é utilizada por empresas que adotam o nome de uma entidade, por exemplo.
- Marketing de patrocínio de projetos sociais: consiste em custear projetos sociais, que podem ser de terceiros ou até mesmo internos, criados e implementados com recursos da empresa.
Como fazer na sua Empresa
O marketing social vai muito além de apenas mudar a cor da comunicação visual das redes sociais de acordo com algum movimento, tais como Setembro Amarelo, Outubro Rosa ou Novembro Azul, por exemplo.
Se o objetivo das empresas é impactar genuinamente as pessoas e gerar um sentimento de identificação, é preciso uma ação mais efetiva, como uma mudança na cultura organizacional, por exemplo.
Para dar início a uma campanha de marketing social na sua empresa, o passo inicial é o mesmo de qualquer outra campanha de marketing: é preciso identificar e segmentar seu público-alvo, para compreender que tipo de causa faz sentido apoiar.
Não adianta escolher uma causa com base nos seus gostos particulares, é preciso refletir sobre o que sua empresa defende e como o seu público te enxerga, para dessa forma, definir uma causa que seja relevante para esse público e que esteja de acordo com a missão, visão e valores da empresa.
Com isso em mente, o ideal é buscar uma forma de promover mudanças efetivas no apoio à causa escolhida. Para começar, pode ser que o seu negócio não tenha condições de desenvolver um projeto, ou não possa se envolver de forma ativa em alguma causa.
Neste cenário, uma boa opção é focar no Marketing de filantropia, por exemplo, que consiste em fazer uma doação para uma entidade que já atua na prática em algum projeto.
Exemplos práticos de Marketing Social
Para entender como isso funciona na prática, veja os exemplos a seguir, que você certamente já conhece, mas talvez não fizesse ideia de que se tratava de ações de marketing social:
- Teleton: o SBT criou o Teleton com o objetivo arrecadar dinheiro para doar à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Ele é um programa de televisão transmitido ao vivo, que busca engajar pessoas a apoiar a causa.
- Criança Esperança: é um projeto social criado pela Rede Globo que conta com o apoio da Unesco, e tem como objetivo conscientizar a sociedade a respeito da vulnerabilidade de jovens e crianças no Brasil. A ação visa arrecadar doações em dinheiro para apoiar causas sociais que visam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
- Mc Dia Feliz: esta é uma ação do McDonald’s realizada sempre no mês de agosto, e consiste em converter todas as vendas do Big Mac, carro-chefe da marca, em doações para instituições que ajudam crianças e adolescentes na luta contra o câncer.
O marketing social é uma estratégia bastante eficaz, pois ajuda as empresas a se posicionarem e fortalecerem a sua marca no mercado, além de apoiar causas importantes que precisam de mais visibilidade.
Além disso, essa estratégia é benéfica para melhorar o Branding do seu negócio, pois mostra ao seu público quais os valores e o posicionamento da organização. Dessa forma, é possível estreitar o seu relacionamento com os clientes e transformá-los em defensores da sua marca, pois se identificam com a sua empresa.
Quer entender melhor como funciona o Marketing de Defensores? Então baixe o nosso e-book e saiba mais.