Saiba por que uma solução de Employee Advocacy é a melhor opção para sua empresa e por que essa estratégia é uma das tendências mais valiosas do Marketing e RH.
O Employee Advocacy é uma estratégia com grande poder para impulsionar o desempenho de uma empresa em diferentes áreas, incluindo vendas, marketing, recursos humanos e marca empregadora.
No entanto, existem muitas organizações que ainda não têm uma estratégia clara sobre como aproveitar melhor as redes sociais dos seus colaboradores para aumentar o reconhecimento de marca, fortalecer a marca empregadora e aumentar as vendas.
A seguir, saiba por que toda organização deve ter um programa de Employee Advocacy e como permitir que os colaboradores sejam embaixadores da marca de sucesso.
O papel do Employee Advocacy no fortalecimento da marca
Uma solução de Employee Advocacy inclui todas as atividades que os colaboradores realizam para promover as empresas que trabalham. Essas ações podem incluir, por exemplo:
- Aumentar a exposição e o reconhecimento da marca por meio de canais online e off-line;
- Recomendar produtos e serviços da empresa para seus contatos;
- Representar os melhores interesses da empresa interna e externamente;
- Participar ativamente dos programas de engajamento da organização;
- Incentivar outras pessoas a se tornarem embaixadores da marca;
- Ajudar a melhorar a marca empregadora da empresa e facilitar os esforços de aquisição de talentos.
Embora os benefícios do Employee Advocacy sejam bem evidentes, 80% dos empregadores ainda não implementaram esse programa na empresa. A seguir, conheça os maiores motivos para contratar uma solução de Employee Advocacy.
Por que contratar uma solução de Employee Advocacy?
Ao longo dos últimos anos, as empresas estão se tornando mais conscientes do que podem alcançar quando seus colaboradores atuam como embaixadores da marca. Confira 6 fatores que comprovam que essa estratégia pode trazer resultados incríveis.
1. Maior reconhecimento de marca e engajamento nas redes sociais
De acordo com a Entrepreneur, o conteúdo de mídia social compartilhado por funcionários obtém 8 vezes mais engajamento do que o conteúdo compartilhado através dos próprios canais sociais da marca e é compartilhado 25 vezes mais frequentemente.
Consequentemente, é inevitável que as empresas que usam o Employee Advocacy obtenham mais engajamento nos canais online de seguidores, clientes em potencial, clientes e funcionários.
Veja também: Employer Branding: A união de Marketing e RH
2. Atração de leads de alta qualidade
De acordo com a Fast Company, os leads desenvolvidos por meio do marketing social dos colaboradores são convertidos 7 vezes mais frequentemente do que os outros leads. Outra pesquisa provou que 84% das pessoas confiam nas recomendações de pessoas que conhecem mais do que em qualquer outra forma de publicidade.
Além disso, as organizações nas quais os vendedores se envolvem em atividades de vendas sociais têm uma chance muito maior de gerar e fechar novos negócios.
3. Construir confiança
Quantas vezes você comprou um produto ou serviço recomendado por um amigo? Você confiaria mais em uma pessoa ou em um comercial de TV? Você vê os anúncios do Facebook ou Instagram como mais confiáveis do que as recomendações de seus familiares?
De acordo com o Edelman Trust Barometer, os clientes consideram a equipe mais confiável do que o marketing corporativo. Além disso, 77% dos consumidores tendem a fazer uma compra depois de ouvir sobre isso de alguém em quem confiam.
4. Melhorar a marca empregadora e construir melhores grupos de talentos
O recrutamento pelas redes sociais, em especial o LinkedIn, tornou-se uma das estratégias mais eficientes de aquisição de talentos. Além disso, 91% dos empregadores afirmam usar as redes sociais e profissionais para recrutar talentos.
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, as empresas cujos funcionários compartilham o conteúdo social de sua marca notaram um aumento nas visualizações que seus anúncios de emprego recebem. Consequentemente, essas organizações têm um custo por contratação muito mais baixo e são frequentemente consideradas como empregadores desejáveis para se trabalhar.
Outro dado interessante é que 69% dos trabalhadores não aceitariam um emprego em uma empresa com má reputação, mesmo que estivessem desempregados. Assim, quando os funcionários compartilham histórias sobre a cultura da empresa e os valores organizacionais, a empresa constrói a confiança entre futuros candidatos.
5. Cortar custos e aumentar a receita
De acordo com Kredible, em média, um programa de Employee Advocacy envolvendo mil participantes ativos pode gerar US$ 1.900.000 em valor publicitário. Além disso, muitas organizações concordam que esse tipo de estratégia é o método de publicidade mais eficiente e menos oneroso.
Os colaboradores não apenas são mais confiáveis do que as marcas corporativas, mas também podem atingir um público muito mais amplo.
6. Melhorar a marca pessoal e impulsionar o desenvolvimento de carreira do colaborador
Além de alcançar melhores resultados de negócios, o Employee Advocacy pode ser uma ferramenta poderosa para construir uma marca pessoal e impulsionar o desenvolvimento de carreira entre os funcionários.
De acordo com Hinge, 87% dos funcionários reconheceram que o Employee Advocacy contribuiu para expandir sua rede profissional, e 76% acreditam que os ajudou a acompanhar as tendências do setor. Além disso, envolver-se com as mídias sociais para fins profissionais tem ajudado a carreira de cerca de 69% dos funcionários.
Como começar sua estratégia
Antes de lançar um programa de Employee Advocacy na sua empresa, desenvolva um plano para que todos os gestores e colaboradores estejam a bordo. A metodologia, filosofia e motivação por trás do programa devem ser compreendidas por toda a organização.
Além disso, treine seus colaboradores. Você precisa ser claro sobre as regras e regulamentos sobre o compartilhamento de conteúdo. Diga a eles com que frequência postar, como escrever postagens que estejam de acordo com a marca e quais plataformas funcionam melhor. Se você estiver usando uma ferramenta específica para compartilhamento social, treine-os para usar essa ferramenta.
Por fim, monitore os resultados do seu programa para que possa ajustar sua estratégia. Recompense os colaboradores que obtiverem bons resultados. Você pode dar aos participantes itens como canecas, camisetas e agendas, ou pode oferecer coisas como cartões-presente e dias de folga de trabalho, por exemplo.
Como visto anteriormente, uma solução de Employee Advocacy tem vários benefícios, sendo um dos mais importantes a promoção de um canal forte para divulgar o conteúdo e ajudar a gerar conhecimento da marca e leads.
Para saber mais sobre como colocar no ar uma estratégia efetiva de Employee Advocacy, baixe nosso checklist completo e invista nessa solução para sua empresa.