Comunitive no CM Summit 2022 – Como criar uma comunidade de colaboradores de sucesso

No dia 08/11, a Comunitive participou do CM Summit 2022, a 1ª edição de um evento exclusivo sobre engajamento e community management.

Com o tema “Como criar uma comunidade de colaboradores de sucesso”, Felipe Thomé, CEO da Comunitive, participou de um painel, juntamente com os convidados Margarete Storto, Gerente de Comunicação da ThyssenKrupp, Fernanda Almeida, Analista de Marketing da Óticas Diniz e Rafael Alves, Analista de Recursos Humanos da epharma.

Cada convidado compartilhou algumas experiências que as empresas estão tendo com a criação de uma comunidade de colaboradores. 

Confira abaixo alguns insights:

ThyssenKrupp

A ThyssenKrupp, grupo industrial alemão com mais de 200 anos, tinha o desafio de integrar todos os seus mais de 4 mil colaboradores brasileiros com a empresa.

Óticas Diniz

A Óticas Diniz, com mais de mil lojas espalhadas por todo o Brasil, tinha como principal desafio o estreitamento do relacionamento entre colaboradores e empresa. 

epharma

A epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de medicamentos do país, tinha o desafio de aproximar todos os seus mais de 400 colaboradores que estavam trabalhando home office.

Para suprir essas necessidades, as empresas criaram, por meio da Comunitive, comunidades de colaboradores.

Principais benefícios de criar uma comunidade de colaboradores com a Comunitive

Apesar da comunidade de colaboradores ter como ponto central o engajamento dos usuários, ela também pode ser usada para suprir diversas outras necessidades das empresas. Confira abaixo os benefícios citados pela ThyssenKrupp, epharma e Óticas Diniz:

  • Aumenta o engajamento dos colaboradores;
  • Proporciona um ambiente mais descontraído para que os colaboradores possam se conectar;
  • Atrai a atenção dos colaboradores por meio da gamificação, tornando a experiência muito mais interessante;
  • Atualiza os colaboradores por meio de conteúdos relevantes sobre a empresa;
  • Incentiva os colaboradores a compartilharem sobre a empresa nas redes sociais próprias, aumentando assim o engajamento orgânico;
  • Aumenta o faturamento das empresas, como no caso da Óticas Diniz, que conseguiu elevar as vendas por meio da criação de desafios na comunidade;
  • Oferece praticidade no processo de onboarding na empresa;
  • E muito mais!

Feedback dos colaboradores que participam das comunidades

Um ponto em comum para as três empresas foi o feedback dos colaboradores que usam a plataforma. De acordo com elas, para os participantes, acessar a comunidade é um momento de descontração. 

Além disso, o reconhecimento que a comunidade oferece aos participantes é outro ponto-chave. Por meio dos rankings, das recompensas e das ações em prol dos mais engajados, os colaboradores sentem-se reconhecidos e motivados a continuar participando da comunidade.

As principais dicas para as empresas que querem começar uma comunidade de colaboradores

1 – Conheça a dor que a sua empresa quer resolver;

2 – Tenha um cronograma de gerenciamento da comunidade;

3 – Mensure os resultados.

Quer conferir todos os insights sobre comunidades de colaboradores?

Assista aqui o painel completo:

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X