A Brand Persona é a Identidade ou Personalidade de uma empresa, com suas principais características. Aprenda a criar a sua e fortalecer a sua Marca!
Já sabemos há algum tempo que ter uma identidade visual assertiva, não é mais o suficiente para se comunicar com seu público. Isso porque uma empresa não se comunica apenas de forma visual, mas tem uma voz e é importante que também tenha um rosto.
Mas como dar um rosto para a sua marca? Isso é possível através da criação de uma Brand Persona, responsável por transmitir a identidade da empresa, sua linguagem, propósito, missão, história e valores.
Ela é fundamental em um cenário em que as pessoas buscam adquirir produtos ou serviços de marcas nas quais acreditam, se identificam e compartilham dos mesmos valores.
Dessa forma, é cada vez mais importante fortalecer o relacionamento com o cliente e se aproximar dele — e nada melhor do que uma brand persona bem definida para isso! Continue a leitura para entender melhor como funciona essa estratégia.
O que é Brand Persona?
Podemos definir a Brand Persona como a personalidade de uma marca, abrangendo suas principais características. Para que isso seja personificado, é preciso existir um rosto ou um (a) representante, que pode ser uma pessoa ou um personagem.
Esse representante utiliza a linguagem e o posicionamento que a marca quer transmitir. A brand persona faz parte da construção de identidade de uma marca, e é utilizada para se comunicar com o público, trazendo a essência da marca para este relacionamento e humanizando essa comunicação.
Imagine que você tem uma empresa de games e precisa encontrar a melhor forma de falar com seu público. Que tipo de linguagem você usaria? Certamente uma que fosse informal e que fizesse sentido para o público.
É dessa forma que a brand persona atua, como sendo o rosto da marca, que expressa sua linguagem, missão, valores e outras características importantes. Essa personificação faz com que o público consiga se identificar e se aproximar da marca.
Por que é Importante criar uma?
Atualmente quase tudo é digital, e passou a ser fundamental para as empresas buscarem formas de humanizar seu atendimento para se aproximar do público. Dessa forma, a brand persona é a estratégia perfeita para diminuir as distâncias e estreitar os laços com os clientes.
Além disso, ela ajuda a melhorar a experiência do cliente, pois melhora a comunicação da marca com o consumidor. Quando essa comunicação passa a ser mais humanizada e utiliza a mesma linguagem do público, é possível criar Embaixadores e Defensores da Marca.
É importante criar uma brand persona para a sua marca, pois ela te ajudará a:
- Garantir que seja utilizada sempre a mesma linguagem nos canais da marca (redes sociais, site, blog, etc). Dessa forma, todas as postagens e campanhas terão o mesmo tom, independente de quem esteja gerenciando esses canais.
- Se comunicar de forma mais humana e natural com seu público.
- Estimular o seu público a interagir e engajar com a sua marca.
Leia também: Engajamento de clientes: o que é e por que você deve investir
Qual a diferença entre Brand Persona e Buyer Persona?
A buyer persona é um personagem criado para representar o público ideal de uma marca. Sendo assim, ele não representa necessariamente os valores da marca, mas sim as características do cliente ideal.
Ela é criada para ajudar as empresas a entenderem melhor o seu cliente e o que ele precisa, uma estratégia que considera os diferentes estágios de um potencial cliente desde a descoberta da sua marca até a decisão de compra.
Já a brand persona, apesar de ter um conceito parecido com o da buyer persona, pois também consiste na elaboração de um “personagem”, tem objetivos diferentes. O foco da brand persona é aproximar os valores dos clientes aos valores da marca.
A brand persona tem como principal objetivo transmitir a mensagem e os valores que a marca quer passar, através da sua forma de se comunicar. Dessa forma, ela define um guia de linguagem que representa o tom da fala e a voz da marca, que pode incluir palavras-chave, formas próprias de falar, gírias, regionalismos e identificação com a linguagem visual.
Desenvolvendo uma Brand Persona
Ao desenvolver sua brand persona, é importante começar sabendo que ela precisa ser criada como uma pessoa real, com sentimentos, emoções, estilo e ideias. Mas não se preocupe, assim como pessoas reais mudam seu posicionamento com o passar do tempo e experiências vividas, o mesmo vale para a brand persona.
Para dar início ao processo de desenvolvimento dessa persona, pense na marca como sendo uma pessoa. Em seguida, faça alguns questionamentos sobre ela:
- Que idade ela tem?
- Qual é o gênero da marca (ela, ele, outros)?
- O que ela faz?
- Como ela se comunica (tom de voz)?
- Quais gírias ela utiliza?
- Quais são suas palavras-chave?
- Por quais assuntos ela se interessa?
- Quais são suas principais referências (outras marcas, autores que cita, etc.)?
- Qual impressão a marca quer passar para o seu público?
Ao responder essas perguntas, você começa a criar a ficha da sua brand persona, que deve ser feita de forma visual para facilitar a visualização das informações. Para isso, você pode criar um mapa mental, slide ou até mesmo uma pequena história, que te ajude a personificar a marca, de acordo com as respostas obtidas.
Com isso feito, é a hora de pensar em alguns pontos importantes da marca, que serão essenciais para definir algumas características da brand persona. É importante definir:
Pilares da marca
Podemos entender como pilares da marca, aqueles pontos importantes nos quais ela sempre “bate na tecla”. Para essa definição, você pode elencar as palavras-chave que melhor descrevem a sua empresa.
Alguns exemplos de uma empresa de cosméticos naturais, por exemplo, podem ser: sustentabilidade, autocuidado, equilíbrio, entre outras. É importante que toda a comunicação da marca, esteja de acordo com esses pilares, para fortalecer a identidade da marca e representá-la de maneira eficaz.
Essência
A palavra essência, de acordo com o dicionário, significa aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo. Também pode significar ideia central, argumento principal ou espírito.
Com isso, podemos entender a essência da marca como a característica que melhor define a personalidade da empresa. Ela pode ser resumida em duas ou três palavras que ajudam a descrever a marca, e devem estar sempre presentes em sua comunicação.
Quer um exemplo? Pense na Harley Davidson e em algumas palavras que podem resumir a sua essência… Algumas delas podem ser liberdade, aventura e rebeldia, e é exatamente essa a ideia, não ser apenas uma marca, mas inspirar um estilo de vida.
Promessa
A promessa da marca é aquilo que ela se dispõe a entregar ao público, a fim de solucionar seu problema. Ela é importante para gerar valor agregado aos produtos ou serviços que a empresa oferece.
Essa promessa não precisa ser algo físico, mas pode estar relacionada a um sentimento, e é isso que irá diferenciar a sua marca das outras, fazendo com que o consumidor prefira ela à concorrência.
Por isso, preste atenção a este ponto! Quais soluções sua empresa entrega para o cliente? Quais sentimentos ela proporciona? Como ela pode ajudar? Por que aquilo que ela oferece é mais eficaz que seus concorrentes?
Missão
Por fim, a missão, que é algo que já conhecemos bem. Na declaração de missão da sua marca, você declara qual a razão dela existir e o que ela veio agregar. É a missão que determina como a marca deve agir, quais passos deve dar e em qual direção.
A missão deve partir do propósito da empresa, que mostra ao público como ela enxerga o mundo. Você pode defini-la com uma frase curta, mas que seja objetiva e sólida. É ela que irá orientar todas as pessoas que fazem parte do negócio rumo a um objetivo principal, além de ditar como será a comunicação e as ações da marca.
Definir a Brand Persona é uma estratégia muito eficaz para pequenas e grandes empresas, pois ela aproxima a marca do público e torna esse relacionamento mais humano, proporcionando uma melhor experiência ao consumidor.
Vale lembrar quer ela não precisa necessariamente corresponder à personalidade do (a) CEO da empresa. A brand persona pode perfeitamente corresponder a um ideal criado pela empresa para se comunicar com o público que almeja alcançar.
Leia também: Entenda o que é Branding e como ele pode impactar a imagem que sua marca transmite