A Performance da Marca, ou desempenho, é mensurada através de métricas que avaliam o resultado das estratégias utilizadas. Saiba mais!
Toda empresa está em busca de bons resultados, que podem significar coisas diferentes para cada uma delas. Contudo, alguns pontos são universais, como, por exemplo, atrair e reter mais clientes, proporcionar boas experiências ao consumidor e ser uma boa organização para se trabalhar.
Alcançar ou não os resultados esperados, depende muito da performance da empresa. Quando pensamos em performance da marca isso pode ser bem abrangente, pois é possível mensurá-la de diferentes formas.
Uma análise mais quantitativa, pode abranger os números obtidos pela empresa, seja de vendas, oportunidades de negócios, entre outros. Já por um viés qualitativo, é possível analisar a performance da marca através da sua imagem no mercado, do nível de satisfação de clientes e colaboradores, entre outros.
No texto de hoje, vamos falar sobre o desempenho da marca no mercado, mais especificamente na sua presença digital — como mensurá-la, quais as métricas, qual a sua relação com o Branding e dicas para melhorar essa performance. Boa leitura!
O que é a performance da marca e por que ela é importante?
Podemos entender como Performance da marca o seu desempenho, termo bastante comum no dia a dia das empresas. A performance é trabalhada em diversos setores, e utiliza métricas para mensurar os resultados de todas as estratégias utilizadas pela organização.
Avaliar a performance da marca é muito importante, pois ajuda a identificar pontos de melhoria para otimizar os resultados do negócio. Isso pode ser feito adotando campanhas de performance, que têm como foco aumentar o volume de vendas, o fluxo do site ou gerar mais leads qualificados.
Graças aos dados que podem ser obtidos por diversas ferramentas, o setor de marketing pode otimizar as campanhas e realizar testes para verificar quais estratégias são mais eficazes para obter o resultado esperado.
Vale lembrar que a performance da marca é o resultado da soma de diversas ações realizadas. Ou seja, é possível mensurar a performance de cada campanha, de forma individual, e também da marca como um todo, podendo ser feita de forma mensal, semestral, anual ou conforme a necessidade da empresa de avaliar seus resultados.
Como mensurar e quais as Métricas
Entre as vantagens dos meios digitais, está a possibilidade de mensurar os resultados do seu negócio de forma precisa. No caso da performance, não é preciso esperar até o final de uma campanha para mensurar seus resultados.
Há diversas formas de mensurar o desempenho de um negócio, e as métricas utilizadas dependem de quais dados a empresa quer levantar. Dessa forma, elas podem ser utilizadas em conjunto, para obter uma visão mais ampla do negócio. Algumas das métricas mais utilizadas são:
Impressões
As impressões são muito utilizadas para mensurar as mídias online. Essa métrica indica quantas vezes seu anúncio foi mostrado ao público, separada por canal: Facebook, Instagram, Mecanismos de Buscas, Google Ads, entre outros.
É importante deixar claro que as impressões não representam o número de pessoas que visualizaram seu anúncio, pois eles podem aparecer diversas vezes para um mesmo usuário. Dessa forma, o número de impressões significa o número total de vezes que seu anúncio foi exibido.
Para mensurar o que foi realmente visualizado pelo usuário, algumas plataformas conseguem entregar métricas de viewability, ou seja, elas conseguem estimar de acordo com a posição da tela do usuário se o conteúdo divulgado realmente ficou no campo de visão da pessoa que está navegando pela plataforma.
Métricas de impressão são relevantes para estratégias que visam alcançar um número maior de pessoas. Por isso, definir os objetivos vai te ajudar a entender se essa métrica faz sentido ou não para mensurar a performance da marca.
Cliques
Aqui, temos uma métrica mais específica que as impressões. Isso porque ela indica quantas pessoas clicaram no seu anúncio. Ela é uma métrica que se observada de forma isolada, pode passar uma visão errônea dos resultados.
Para um resultado mais pontual e assertivo, é preciso levar em consideração a CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques), que é calculada dividindo o número de cliques pelo número de impressões.
Se a quantidade de cliques no seu anúncio está boa e a taxa de cliques se mantém, significa que a estratégia utilizada foi assertiva, seja no copy utilizado do anúncio, na imagem, ou no conjunto todo, direcionado de forma correta para o público.
Já se a taxa de clique estiver baixa, mas o número de impressões estiver bom, pode ser preciso realizar alguns ajustes ou testes A/B, modificando a arte/imagem ou o texto utilizado. Dessa forma, você pode verificar qual a forma mais assertiva de interagir com o seu público para aumentar a taxa de cliques das suas campanhas.
Engajamento
Nas redes sociais, o engajamento das publicações é uma métrica muito importante para avaliar a performance da marca. Esses números indicam quantas interações cada conteúdo teve desde a sua postagem.
O cálculo do engajamento dos posts considera a quantidade de curtidas, comentários, cliques e compartilhamentos. Isso é válido para todos os recursos que a ferramenta oferece, como IGTV, Reels e Stories.
Mas não é apenas nas redes sociais que é possível mensurar o engajamento. Por exemplo, no tráfego orgânico você pode medir o engajamento dos usuários nos conteúdos do seu blog, tendo como parâmetro o tempo de permanência na página, a interação com comentários, a taxa de rejeição e o caminho de navegação depois de consumir o seu conteúdo.
Leia também: Engajamento nas redes sociais: como conseguir os melhores resultados
Leads
Aumentar o número de leads, ou potenciais clientes, é o objetivo de quase todas as campanhas de Marketing Digital. Isso pode ser mensurado pela quantidade de pessoas que solicitaram um orçamento, compraram um produto, assinaram sua newsletter ou fizeram o download de um conteúdo oferecido, como um e-book ou infográfico, por exemplo.
É importante mensurar esses números, pois eles indicam qual a performance das campanhas utilizadas, e se estão sendo eficazes para trazer o retorno esperado pela empresa.
Esse é um indicador muito relevante para medir a performance de uma marca, pois é o que tem uma relação direta com o faturamento. E essa métrica também deve ser analisada em relação à qualidade.
Não basta apenas trazer um volume alto de leads, é importante que a sua campanha capte leads qualificados, que possuem um real interesse no seu produto ou serviço, pois há um custo envolvido em converter esses leads.
Novos clientes
Esse é um dos principais indicativos da performance da marca. Isso porque o que as empresas realmente querem através dessas estratégias, é obter mais clientes! De nada adianta investir em anúncios e campanhas se elas não resultam em novas vendas.
Dessa forma, quanto maior for o número de vendas para novos clientes, significa que as estratégias de marketing e vendas estão alinhadas. Isso não quer dizer que o foco deva ser apenas atrair novos clientes, pois é fundamental investir também na retenção e fidelização de clientes.
Qual a relação entre Branding e Performance?
De maneira simplificada, uma estratégia de Branding tem como principal objetivo fortalecer o relacionamento com o cliente a longo prazo. Já uma estratégia com foco em Performance, visa primordialmente a geração de leads qualificados e a conversão desses leads em clientes, a curto prazo.
O Branding foca em transmitir os valores e cultura de uma empresa, visando agregar valor à marca, com o objetivo de marcar os clientes de forma positiva e criar um vínculo forte e duradouro.
No marketing de performance, a visão que a empresa tem do cliente é mais comercial, pois ela trabalha para que o consumidor avance no funil de vendas, aumentando o número de conversões e melhorando assim a performance comercial da marca.
Quando pensamos em métricas, a Performance é bem mais fácil de mensurar, uma vez que trabalha com métricas numéricas, possíveis de calcular. Contudo, isso não quer dizer que o Branding não é mensurável, pois ele também pode utilizar impressões, NPS, Brand Awareness e volume de Retargeting.
É importante ressaltar que há uma relação entre branding e performance, uma vez que ambas as estratégias podem se complementar de maneira eficaz. Contudo, o foco das empresas deve ser na sua prioridade no momento de focar em qual estratégia pretende executar primeiro.
O que é mais importante para o seu negócio: criar um vínculo emocional e duradouro com o consumidor ou gerar mais leads em menos tempo e aumentar seu índice de conversão?
É claro que ambos são importantes, mas a sua resposta a essa pergunta, irá direcionar qual a estratégia mais indicada para o objetivo da sua empresa. Em geral, as estratégias de Branding quando bem executadas, acabam melhorando a performance da marca simultaneamente.
Dicas para melhorar a Performance da sua empresa
Primeiramente, é importante que as empresas tenham um posicionamento de marca eficaz nos canais em que atuam. As suas campanhas devem ser desenvolvidas a partir de informações confiáveis que refletem a realidade da sua empresa.
O posicionamento também deve se refletir na sua estratégia de Employer Branding, uma vez que ter colaboradores engajados está diretamente ligado à performance da empresa. Confira a seguir algumas formas de melhorar os índices de desempenho do seu negócio:
Utilize métricas
Você pode recorrer à softwares que auxiliam no monitoramento do desempenho, pois isso ajuda muito na tomada de decisões. Utilize todos os Indicadores de desempenho a seu favor, pois as métricas são o melhor termômetro para o seu negócio.
Mas não utilize as métricas sem definir um objetivo, pois apenas acompanhar a evolução dos números, pode não ser suficiente para oferecer respostas que te ajudem a melhorar cada vez mais a performance que você almeja alcançar.
Terceirize
Em quase todas as empresas é possível terceirizar alguns processos. Isso pode ser essencial para melhorar a sua performance, pois você pode contratar uma empresa de fora para realizar algumas tarefas auxiliares. Como resultado, sua empresa acaba conseguindo acelerar processos e ainda possibilita que seus colaboradores foquem em atividades mais importantes, capazes de oferecer melhores resultados.
Automatize processos sempre que possível
Assim como é possível terceirizar, é possível automatizar. Mas claro, isso vai depender do ramo em que o seu negócio atua. Quando alguns processos são automatizados, é possível garantir mais agilidade e velocidade para a empresa, além de também possibilitar que os colaboradores foquem em tarefas mais importantes.
Por exemplo, se algum fluxo (ou parte dele) no seu suporte pode ser auxiliado por um chatbot, ele pode acelerar e desafogar alguns processos internos, gerando uma melhor percepção aos clientes.
Invista na sua equipe
É sempre importante investir no treinamento e na qualificação dos colaboradores, pois eles são peças fundamentais para uma boa performance da sua empresa. Quanto mais bem preparados os profissionais estiverem, melhor e mais rapidamente conseguirão executar suas tarefas, melhorando assim, o desempenho da empresa como um todo.
Além disso, é importante apostar em campanhas de incentivo, que podem ser eficazes no engajamento da sua equipe. Estimule metas alcançáveis, reconheça e bonifique os profissionais a cada objetivo alcançado.
Reduzir a burocracia no cotidiano também pode ser muito eficaz na melhora da performance do seu negócio. Empresas inovadoras não têm tempo para perder com reuniões intermináveis. Aposte em encontros breves e objetivos, com feedbacks pontuais e formas mais dinâmicas de troca de informações.
Atualmente, com o mercado muito mais dinâmico que outrora, se tornou fundamental buscar formas de melhorar a performance do seu negócio, para conseguir acompanhar as novas tendências e manter a sua competitividade.
Uma boa opção para aumentar o desempenho e o crescimento do seu negócio, com o foco não apenas em adquirir novos clientes, mas também na retenção e aumento do engajamento, é apostar no Growth Marketing. Entenda como ele funciona!