Comunicação interna é o segredo para o engajamento de colaboradores

“Engajamento não é uma característica dos colaboradores, mas sim uma experiência criada pelas organizações, gestores e membros da equipe.”

Fonte: Gallup

A citação, retirada de um artigo da Gallup e escrita por Ryan Pendel, confirma o que nós, aqui na Comunitive, já sabemos: o aumento no engajamento dos colaboradores só depende das ações aplicadas nas empresas.

Mas, afinal, o que é engajamento de colaboradores?

O termo descreve um compromisso autêntico com o trabalho, a equipe e a organização.

Um colaborador engajado com uma empresa é aquele que sente que faz parte de um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e positivo. Ele tem, espontaneamente, maior comprometimento com suas entregas e considera os melhores interesses de um grupo.

Já para a empresa, ter colaboradores engajados é sinônimo de impulsionamento nos relacionamentos internos em diversos níveis:

  • Na relação colaborador-líder;
  • Na relação colaborador-colaborador;
  • Na relação colaborador-cliente;

Por isso, melhorar o engajamento dos colaboradores é um dos grandes objetivos de todo empregador. Dados do relatório State of the Global Workplace: 2022 Report da Gallup, afirmam que colaboradores que não estão engajados ou que estão ativamente desengajados custam ao mundo US$ 7,8 trilhões em perda de produtividade. É um dado que assusta, né?

Portanto, se o engajamento dos colaboradores é essencial, qual é o primeiro passo para melhorá-lo?

A comunicação interna é a chave para o engajamento do colaborador

A comunicação interna refere-se ao trabalho despendido pelas empresas para melhorar as pontes entre os setores. Por meio de diversos processos de informação, visa estreitar e aperfeiçoar o relacionamento da empresa com o seu público interno. 

A criação de uma comunicação eficaz aprimora a experiência dos colaboradores, valoriza o colaborador, aumenta a motivação e impulsiona o engajamento com as ações da empresa. Ao encontrar facilmente as informações e notícias sobre a empresa, o colaborador, consequentemente, se sente mais engajado. É por isso que uma boa comunicação interna é um dos primeiros passos para a conquista de colaboradores engajados.

Mas, engana-se quem pensa que as empresas estão se preocupando com isso. Algumas pesquisas mostram o oposto:

  • A Gallup confirmou que 74% dos colaboradores têm a sensação de que estão perdendo as notícias da empresa porque o departamento de comunicação interna é inexistente ou está fazendo um trabalho ruim;
  • 60% das empresas não possuem uma estratégia de longo prazo para suas comunicações internas. (Fonte)

Se a sua empresa quer mudar esse cenário e engajar os colaboradores por meio de uma boa comunicação interna, veja essas 5 ações reais que separamos para você:

5 ações reais de comunicação interna utilizando a plataforma da Comunitive

A Comunitive é uma plataforma que possibilita o engajamento, relacionamento e mobilização dos colaboradores de uma empresa por meio de uma experiência gamificada, ou seja, aplica atributos dos jogos para motivar o envolvimento dos usuários e recompensá-los por isso.

💡 Descubra aqui como planejamos o nosso próprio programa de engajamento de colaboradores.

Por meio da plataforma é possível desenvolver uma comunicação interna rica e eficaz. Confira os exemplos reais que aplicamos na nossa comunicação interna utilizando o nosso programa de engajamento (que nomeamos Comunitive Heroes):

1 – Comunicação para reforçar a cultura da empresa

Um estudo divulgado pelo Glassdoor afirma que, ao procurar um novo emprego, 77% dos entrevistados avaliam a cultura de uma empresa antes de se candidatarem e 89% disseram ser importante que os empregadores tenham uma missão e propósito precisos.

Ter uma missão, cultura e valores convincentes e disponíveis para todos os colaboradores é um ponto crucial para atrair e reter os melhores talentos em um mercado de trabalho competitivo.

Por isso, aqui na Comunitive, por meio da nossa plataforma, sempre relembramos aos nossos colaboradores a cultura da nossa empresa:

Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes
Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes.

2 – Alinhamentos internos

Além de comunicar sobre a nossa cultura, divulgamos, sempre que necessário, os alinhamentos internos importantes. 

Ao divulgá-los através da plataforma Comunitive, conseguimos, além de informar, dimensionar quantos realmente leram, engajaram e entenderam a comunicação.

Confira abaixo um exemplo:

Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes

3 – Direcionamento sobre um espaço seguro de escuta

Segundo um relatório da Deloitte, o maior desafio para o RH, nos principais programas de engajamento, é mudar de uma mentalidade transacional para uma abordagem de escuta contínua e ativa. 

Como seres humanos, precisamos ser ouvidos para nos sentirmos valorizados. Este princípio simples é vital em todas as relações, principalmente na cultura corporativa. 

Entendemos isso e demonstramos, regularmente, que temos um time de C&P disponível para conversar com nossos colaboradores. 

Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes

4 – Comunicação para coleta contínua de feedbacks

Como comentamos no tópico anterior, saber ouvir é uma ação essencial para a empresa e para os colaboradores, e colher feedbacks faz parte desse processo.

Coletar feedbacks é uma forma de:

  • Gerar um banco de dados com insights
  • Criar uma mentalidade de crescimento;
  • Aumentar o desempenho da empresa;
  • Possibilitar melhores relações de trabalho.

É por isso que buscamos, por meio do nosso programa de engajamento, ouvir as opiniões dos nossos colaboradores sobre as diversas ações internas da empresa.

Com esses feedbacks em mãos, pode-se criar estratégias, realizar melhorias e caminhar sempre em direção a uma comunicação mais eficaz.

Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes
Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes

5 – Reconhecimento de colaboradores engajados

Um estudo da Harvard Business Review, informou que a principal razão pelo qual os colaboradores saem de uma empresa é a falta de reconhecimento. Outra pesquisa, agora da Gallup, revelou que apenas um, em cada três colaboradores, recebeu elogios ou reconhecimento na última semana.

São dados preocupantes, que necessitam da atenção das empresas. Reconhecer os colaboradores é um dos lemas do engajamento e, por meio da nossa plataforma, aplicamos essa ação ativamente. 

Confira um exemplo abaixo: 

Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes
Desafio criado na plataforma da Comunitive para o programa de colaboradores da Comunitive: o Comunitive Heroes

Essas 5 ações são apenas algumas provas de que a plataforma da Comunitive é uma excelente opção para as empresas que querem melhorar a comunicação interna e aumentar o engajamento dos colaboradores.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X