As 12 necessidades dos colaboradores para o alto desempenho

Segundo a Gallup, empresa que realiza pesquisas sobre a natureza e o desempenho humano, há mais de 75 anos, existem 12 necessidades dos colaboradores que precisam ser atendidas em um ambiente de trabalho para que eles tenham um melhor desempenho. Para definir essas necessidades, a Gallup pesquisou aproximadamente 2,7 milhões de colaboradores, em mais de 100 mil equipes. 

Falaremos sobre cada uma delas e como a sua empresa pode supri-las.

1 – O colaborador precisa saber o que se espera dele

Todo colaborador quer saber exatamente quais são as expectativas que a empresa tem em relação a ele. Segundo a Gallup, os colaboradores que concordam que a descrição de seu trabalho se alinha com o trabalho que realizam têm 2,5 vezes mais chances de serem engajados.

Portanto, aqui vai alguns itens que a empresa pode alinhar com o colaborador:

  • A descrição do trabalho que o colaborador precisa realizar;
  • Quais são suas principais responsabilidades;
  • Qual é o propósito do trabalho que ele realiza;
  • Quais são os objetivos que devem ser alcançados.

“Globalmente, um, em cada dois colaboradores, sabe o que se espera dele no trabalho. Ao aumentar essa proporção para oito em dez colaboradores, as organizações podem obter uma redução de 22% na rotatividade, uma redução de 29% nos incidentes de segurança e um aumento de 10% na produtividade.” 

Gallup

2 – O colaborador precisa ter os materiais e equipamentos corretos para a realização de suas atividades

Esse tópico, quando citado, pode fazê-lo pensar que basta disponibilizar aos colaboradores os itens materiais (tecnologia e materiais de escritório) para que eles realizem suas atividades corretamente. Mas, não é só isso. 

Informar e capacitar os colaboradores são ações igualmente necessárias.

3 – O colaborador deve saber que pode realizar as atividades utilizando suas habilidades e conhecimentos

Ao reconhecer seus colaboradores como indivíduos que possuem seus próprios talentos, as empresas podem obter um aumento de 11% na lucratividade, uma redução de 30% na rotatividade e uma redução de 36% nos incidentes de trabalho, de acordo com a Gallup

4 – O colaborador precisa ser reconhecido

Criar maneiras de reconhecer os colaboradores por suas conquistas, atividades desenvolvidas ou qualquer outra atitude positiva pode reduzir em 31% o absenteísmo (retendo os melhores talentos), aumentar o engajamento dos colaboradores e incentivar o desempenho.

O Great Place to Work define o reconhecimento do colaborador como “todas as formas pelas quais uma organização mostra seu apreço pelas contribuições que os colaboradores realizam”. A OC Tanner, empresa certificada pelo Great Place to Work ™, descobriu, por meio de uma pesquisa, que 37% dos entrevistados produziriam frequentemente um trabalho melhor se recebessem mais reconhecimento.

5 – O colaborador deve saber que ele é importante para a empresa

Você já deve ter escutado a frase “o colaborador precisa saber que é mais que apenas um número”, certo? Porém, apesar de ser uma afirmação conhecida e muito relevante, apenas quatro em cada 10 colaboradores dizem que a empresa parece se importar com eles como pessoa. 

Para mudar esse cenário as empresas estão focando em atitudes como:

  • Reconhecimento dos colaboradores como indivíduos;
  • Reconhecimento das conquistas dos colaboradores;
  • Conversas sobre o desempenho dos colaboradores; 
  • Avaliações formais;
  • E o mais importante: respeitam seus colaboradores.

6 – O colaborador deve receber incentivos para se desenvolver

Dados da Gallup afirmam que a falta de crescimento e desenvolvimento na carreira são as principais razões de desligamentos.

Mas, é preciso atenção: a palavra “desenvolvimento” difere da palavra “promoção”. A promoção é um evento único. O desenvolvimento é o processo onde a empresa compreende os pontos fortes de cada colaborador e encontra funções, cargos e projetos que permitam que eles os apliquem.

7 – O colaborador quer ter certeza de que suas opiniões são ouvidas

Em vez de aplicar ações sem consultar os integrantes das equipes, os líderes podem realizar pesquisas, pedir e considerar a opinião dos indivíduos. Mas, não basta ouvi-los apenas uma vez. A chave é ouvir regularmente. 

“Se você quer construir um local de trabalho humano, você precisa se livrar da ideia fundamental de que existe a separação entre gestão versus colaboradores.”

Forbes

Essa frase, retirada de uma matéria da Forbes, resume exatamente esse tópico. É preciso ouvir os colaboradores de igual para igual. 

8 – A missão ou propósito da empresa deve fazer o colaborador sentir que o trabalho que realiza é importante

A missão e o propósito de uma organização devem ser claros e alinhados com a experiência do colaborador.

Não basta apenas apresentá-las aos colaboradores. Eles desejam que suas atividades diárias contribuam para a missão da empresa.

9 – O colaborador gosta de saber que a equipe está comprometida em realizar um trabalho de qualidade

Tão importante quanto a forma com que a empresa se compromete com os colaboradores é a maneira como o time se compromete uns com os outros. 

Um time engajado produz melhores resultados, conforme comentamos em nosso post “O custo da falta de engajamento de colaboradores”. Entretanto, para conquistar times engajados, e consequentemente comprometidos, é preciso construir um ambiente de confiança e respeito.

10 – Os colaboradores querem compartilhar

“Nossa necessidade de pertencer não é racional, mas uma constante que existe em todos os indivíduos de todas as culturas. É um sentimento que temos quando as pessoas à nossa volta compartilham nossos valores e nossas crenças. Quando vemos que pertencemos, nos sentimos conectados e seguros. Como humanos, ansiamos e buscamos esse sentimento.”

Simon Sinek em seu livro “Comece pelo porquê”

O trecho acima, escrito por Simon Sinek em seu livro “Comece pelo porquê”, explica exatamente essa necessidade que o ser humano possui de compartilhar.

Quando uma empresa oferece condições para que os times se reúnam para eventos, dividam histórias sobre si mesmos e passem um tempo socializando, ela está concedendo o sentimento de compartilhamento. 

11 – O colaborador quer receber feedbacks constantes

Comentamos, em nosso conteúdo “Comunicação interna é o segredo para o engajamento de colaboradores”, que criar uma cultura de feedback é indispensável.

Para isso, é preciso que líderes desenvolvam o hábito de conversar com os colaboradores, dando feedback imediato, construtivo e motivador para ajudá-los a alcançarem resultados cada vez melhores.

12 – O colaborador quer oportunidades para aprender e se desenvolver

“O desejo de aprender e crescer é uma necessidade humana básica e necessária para manter o impulso e a motivação dos colaboradores”

Gallup

O que a sua empresa pode fazer, então?

  • Criar oportunidades de aprendizagem;
  • Perguntar aos colaboradores o que eles estão aprendendo;
  • Fornecer treinamento;
  • Conversar com os colaboradores sobre metas de crescimento de curto e longo prazo;
  • Permitir que os colaboradores assumam novas responsabilidades.

Os benefícios de conhecer e suprir as 12 necessidades dos colaboradores

Conhecer as 12 necessidades dos colaboradores permite que as empresas descubram maneiras de atendê-las. Quando uma empresa consegue atender às necessidades de seus colaboradores, ela:

  • Cria um ambiente de confiança e apoio que permite ao time a obtenção máxima do crescimento pessoal;
  • Aumenta a motivação e o desempenho das equipes;
  • Alcança melhores resultados de negócios;
  • Diminui as taxas de absenteísmo;
  • Aumenta o engajamento dos colaboradores;
  • Melhora a produtividade;
  • Eleva o bem-estar dos colaboradores.

Qual é o próximo passo?

Descobrir mais sobre as 12 necessidades dos colaboradores e seus benefícios é o primeiro passo para uma mudança na empresa. Mas, se um sistema regular não for implantado, essas necessidades nunca serão supridas e ficarão apenas na teoria.

A Comunitive oferece uma plataforma de engajamento de colaboradores que supre todas as 12 necessidades dos seus colaboradores. Com ela, sua empresa:

É por isso que a Comunitive tem 100% de colaboradores satisfeitos, nota 5 no Glassdoor e eNPS 100! Aplicamos a nossa própria solução para provar que ela funciona. Quer saber como fazer isso também?

Preencha o formulário abaixo e transforme a sua empresa!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X