Com o Growth Marketing você consegue aumentar exponencialmente o crescimento do seu negócio e reter clientes engajados. Entenda como funciona!
Atualmente, o conceito de crescimento de um negócio mudou muito. Não basta você ter altos índices de vendas se nenhum cliente quiser comprar novamente de você, ou indicar sua marca para outra pessoa.
É nesse contexto que surge o growth marketing, uma estratégia inovadora que tem um olhar mais atento para a jornada dos consumidores, e foca não apenas no resultado final, mas também em todo o processo.
Se você quer conhecer melhor esse método eficaz no crescimento ágil e exponencial de novos negócios, confira o conteúdo a seguir e entenda como ele funciona!
O que é Growth Marketing?
O significado de Growth Marketing em português é marketing de crescimento. Essa é uma estratégia muito utilizada pelas empresas que mais crescem, por ser eficaz na aquisição e retenção de clientes.
Seu objetivo é aumentar o crescimento das empresas, mas não apenas adquirindo novos clientes, mas também com um olhar atento para a retenção de clientes. O objetivo é aumentar seu engajamento e transformá-los em defensores da sua marca, estimulando-os a recomendar a empresa para outros clientes, gerando assim um crescimento exponencial.
Como funciona
O growth marketing é relativamente novo no Brasil, por isso está em processo de evolução. Diferente do Marketing Tradicional, o Growth Marketing é totalmente baseado em dados e experimentos. Para que essa estratégia possa ser efetiva, ela é pautada em um ciclo composto pelas seguintes etapas:
- Análise de Dados;
- Geração de Ideias;
- Priorização de Experimentos;
- Execução dos Testes.
Nota-se que para executar o growth marketing, é preciso partir de uma análise de dados, buscando encontrar oportunidades de crescimento para a empresa. Ao encontrar oportunidades de melhoria, é feito um brainstorming com a equipe para levantar ideias.
É preciso selecionar e colocar em prática algumas dessas ideias para saber se de fato elas funcionam na prática. Dessa forma, novas ideias vão surgindo, novos testes são feitos e novos resultados são obtidos.
Vale lembrar que todo esse processo deve ser acompanhado e documentado para se analisar os dados. Isso pode ser feito através de reuniões regulares, em que se observam os resultados e são delegadas novas tarefas e testes para a equipe.
Funil do Growth Marketing
Assim como o marketing tradicional, no growth marketing também existe um funil que abrange toda a jornada do cliente. Confira a seguir quais são as etapas desse funil:
- Aquisição: é o momento em que os consumidores descobrem a sua marca ou produto. Nesta etapa, o objetivo é gerar leads através de estratégias de conteúdo, formulários, chatbots, entre outros;
- Ativação: a fase de ativação é o momento em que a empresa estimula o consumidor a usar quanto antes o produto ou serviço adquirido, para que o cliente se beneficie e passe a utilizar o produto;
- Retenção: na etapa de retenção, o objetivo é manter os clientes ativos, não somente para retornarem e comprarem novamente, mas também para continuarem engajados com a sua marca e utilizando seu produto;
- Receita: neste estágio do funil, são utilizadas estratégias para aumentar a receita da empresa. Isso envolve ações a respeito da precificação, táticas de upsell e cross-sell, com a venda de produtos adicionais ou complementares;
- Indicação: é neste momento que se estimula o cliente a indicar sua empresa, produto ou serviço para o círculo de conhecidos que ele possui. Nessa etapa do funil, a melhor estratégia a ser utilizada é o Marketing de Defensores.
Marketing Tradicional x Growth Marketing
Você pode estar se perguntando como podemos diferenciar o growth marketing do marketing tradicional, pois sim, eles são diferentes. O growth tem como objetivo principal o crescimento de um negócio, para isso, ele utiliza estratégias inovadoras com base em dados e testes, olhando para toda a jornada do cliente, além de explorar diferentes canais.
Já o marketing tradicional foca principalmente em adquirir novos clientes, e trabalha com estratégias mais conservadoras e sem formas de analisar dados e resultados. Além disso, ele utiliza como veículo os canais de marketing mais tradicionais, como a TV, o jornal, rádio, outdoor, entre outros.
Como aplicar no seu negócio
A proposta do growth marketing é perfeita para você que quer dar um salto no crescimento do seu negócio. Contudo, é importante lembrar que ele faz mais sentido para negócios inovadores que estão em busca de um crescimento exponencial.
Mas calma, também é possível aplicar o growth em grandes empresas ou aquelas que já estão a bastante tempo no mercado. Mas como aplicar então essa estratégia? Para isso, é fundamental seguir alguns passos.
Primeiramente, você precisa avaliar suas métricas e seus canais de aquisição. Além disso, é fundamental determinar qual é a sua prioridade: geração de leads? Fidelização de clientes? Mais engajamento?
Para determinar sua prioridade é importante analisar os dados e entender em qual etapa da jornada do cliente existe uma maior oportunidade de otimização.
Vale lembrar que o growth marketing é uma estratégia baseada em dados concretos. A fórmula é simples, você precisa de:
- Um objetivo (ou vários);
- Levantar informações;
- Analisar essas informações;
- Definir um plano;
- Executar esse plano.
Dicas
Colocar em prática novas estratégias pode ser assustador no início, principalmente se a sua empresa utiliza atualmente o marketing tradicional e quer começar a aplicar o growth. Uma boa opção, é começar com algumas boas práticas que podem te ajudar nesse processo de crescimento, tais como:
- Acompanhar as tendências do seu nicho, para descobrir novas estratégias que estão sendo utilizadas, a fim de identificar oportunidades de crescimento;
- Colete o máximo de informações que puder a respeito de seus clientes e potencias clientes, como e-mails, contatos, compartilhamentos, entre outros;
- Desenvolva um conteúdo de valor, que seja capaz de envolver e engajar seu público com a sua empresa ou produto;
- Priorize as ações que realmente tenham impacto e relevância para o seu público;
- Foque no posicionamento de marca e mostre aos consumidores que sua empresa cumpre sua missão e valores, desenvolvendo ações que melhoram a experiência do cliente. Isso gera provas sociais que aumentam a credibilidade do seu negócio;
- Utilize seus clientes satisfeitos como um novo canal de Marketing.
Pudemos entender então, que o growth marketing é uma estratégia que visa o crescimento escalável das empresas por meio de testes e experimentos.
Além disso, ele analisa a jornada do cliente de maneira mais ampla, focando não apenas na atração de novos clientes ou vendas, mas também na manutenção ou retenção dos clientes já fidelizados e também na indicação de novos clientes.
Quer saber como utilizar seus clientes e colaboradores para impulsionar o crescimento da sua empresa? Conheça o Marketing de Defensores acessando nosso e-book gratuito!