Conheça aqui as principais métricas que podem ser analisadas em uma plataforma de engajamento de colaboradores.
Se você acompanha o nosso conteúdo já compreendeu que o engajamento de colaboradores é um conceito que abrange ações para aumentar o sucesso empresarial e contribuir para o desempenho, produtividade, bem-estar organizacional e individual.
Existem estratégias de engajamento que, se aplicadas por meio de uma plataforma de engajamento, podem melhorar os resultados da sua empresa. E sabe o que é melhor? Com a plataforma é possível metrificar e comprovar esses resultados positivos.
Pensando nisso, separamos um conteúdo específico sobre o tema, em que você aprenderá quais métricas de uma plataforma de engajamento de colaboradores você poderá analisar para confirmar o sucesso das ações.
O que é uma plataforma de engajamento de colaboradores?
Uma plataforma de engajamento para colaboradores é como uma comunidade online. Ao ter acesso a essa comunidade, o colaborador poderá participar de atividades propostas pela empresa, interagir com outros colaboradores, informar-se, manter-se motivado, desenvolver-se profissionalmente e se envolver ativamente com a empresa.
Para a empresa, a plataforma de engajamento colabora com:
- O alinhamento da cultura organizacional;
- Os objetivos e metas;
- A ampliação da confiança dos colaboradores com a empresa;
- Feedbacks e reviews positivos;
- A diminuição do turnover;
- O aumento da participação dos colaboradores em ações/eventos internos;
- O fortalecimento da comunicação empresa-colaborador;
- O maior entendimento comportamental dos seus colaboradores;
- A humanização e transparência da empresa frente seus colaboradores;
- A melhora na reputação da empresa;
- O desenvolvimento profissional dos colaboradores;
- A expansão do alcance da empresa nas redes sociais.
Mas, você deve estar se perguntando como metrificar todos esses resultados, certo? É o que mostraremos a seguir.
As principais métricas a serem analisadas
No conteúdo As principais métricas para medir o sucesso do seu Programa de Defensores da Marca compartilhamos algumas informações gerais sobre como avaliar e comprovar um Programa de Marketing de Defensores. Hoje trouxemos um conteúdo específico para uma plataforma de engajamento focada exclusivamente em colaboradores.
As métricas citadas a seguir são dados que estão disponíveis especificamente na plataforma de engajamento de colaboradores desenvolvida pela Comunitive e você poderá se inspirar nelas para comprovar os seus próprios resultados, independentemente da plataforma de engajamento que utilizar.
A plataforma da Comunitive é uma plataforma de engajamento para colaboradores que utiliza a gamificação como estratégia de engajamento e aplica elementos dos jogos como:
- Desafios (ações e atividades que os colaboradores vão poder realizar na ferramenta);
- Pontos (conquistados pelos colaboradores após a realização dos desafios disponíveis);
- Rankings (baseados na quantidade de pontos conquistados por cada colaborador);
- Recompensas (disponíveis para que o colaborador possa resgatar com base na quantidade de pontos que possui).
Saiba mais sobre a plataforma aqui: Os principais recursos disponíveis na ferramenta Comunitive para engajar seus colaboradores
Agora, vamos conferir as principais métricas que uma plataforma de engajamento oferece:
1- Atividades realizadas na plataforma
Uma plataforma de engajamento possui atividades disponíveis para que seus colaboradores possam realizá-las. Na plataforma da Comunitive essas ações são chamadas de desafios.
Manter o controle desses desafios é essencial para saber se o colaborador está usando os principais recursos da plataforma de engajamento. É possível analisar:
- Quantos desafios foram criados;
- Quantos desafios foram realizados;
- Quais tipos de desafios foram mais realizados;
- Quais são os desafios mais populares;
- Quantas recompensas foram solicitadas;
- Como está o engajamento dos times na realização dos desafios.
Todos esses dados podem ser comparados entre períodos e personalizados com base na data que mais interessa para a empresa. Confira um exemplo abaixo:
2 – Compartilhamento de conteúdo dos próprios colaboradores nas redes sociais próprias
Um programa de engajamento pode incentivar o compartilhamento de conteúdo criado pelo próprio colaborador. Conhecido como Conteúdo Gerado pelo Usuário ou CGU (em inglês User-Generated Content – UGC), essas ações estão diretamente ligadas a diversos estudos que comprovam que as pessoas confiam mais em amigos e família do que em qualquer outra fonte de informação.
Ou seja, se o seu colaborador está contando para as pessoas que é bom trabalhar na sua empresa, as pessoas vão acreditar mais nele do que na sua própria marca, sabia? Um exemplo disso foi o Estudo Kantar DIMENSION 2020, que divulgou os seguintes dados sobre o índice de confiança em marcas e serviços:
Portanto, ter seus colaboradores compartilhando conteúdo autêntico sobre a sua empresa é um grande passo para melhorar a reputação da empresa, fazer com que mais pessoas conheçam e confiem na sua empresa, diminuir as taxas de turnover, ampliar a confiança dos seus próprios colaboradores e expandir o alcance nas redes sociais.
E, melhor que isso é poder comprovar que os seus colaboradores estão realmente compartilhando, curtindo, comentando e compartilhando conteúdo sobre a sua empresa.
A imagem abaixo é um exemplo de dados que podem ser analisados por conteúdos gerados para o LinkedIn. É possível conferir a quantidade de compartilhamentos, o alcance estimado, as curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo os dias de maior interação.
Além do LinkedIn, é interessante acompanhar os dados de outras redes sociais importantes para a estratégia da sua empresa.
3 – Fóruns
Os fóruns são espaços para trocar ideias, excelentes para incentivar as interações entre os usuários da plataforma, tornando a comunicação mais colaborativa. Já parou para pensar por que as pessoas gostam tanto de contribuir em fóruns? Uma das respostas mais aceitas é que os indivíduos sentem-se satisfeitos ao cooperar positivamente com algo.
Em uma plataforma de engajamento, os fóruns possuem um papel essencial e seus resultados podem (e devem ser acompanhados). Pode-se analisar quantos tópicos foram criados em um determinado período, quantas respostas foram recebidas nos fóruns, os tópicos mais populares, os colaboradores que mais participam, como está o relacionamento entre os colaboradores e quais são os assuntos mais comentados.
4 – Recompensas
As recompensas, como um dos elementos de gamificação da solução da Comunitive, podem trazer dados valiosos para uma empresa. É possível descobrir quantas recompensas estão ativas, quais são as mais pedidas e acompanhar como está o processo de entrega para quem solicitou.
Mais do que isso, os dados de recompensas apresentam informações sobre o comportamento dos usuários da plataforma e como está a aceitação deles com base nos itens mais solicitados.
5 – Sugestões, feedbacks, pesquisas e mais!
Seus colaboradores querem ser ouvidos, tanto quanto seus clientes, e o que eles têm a dizer pode significar progressos e inovações para a empresa e para ele próprio. Uma pesquisa da Sideways6 descobriu que 82% dos colaboradores têm ideias sobre como sua empresa pode evoluir, porém, mais de um terço dos funcionários, de todo o mundo, pensam que sua empresa não ouve suas ideias.
É hora de ouvir as sugestões dos seus colaboradores e a melhor ferramenta para isso é por meio de plataforma de engajamento. Com essa solução é possível mudar completamente esse cenário.
Ofereça espaços para sugestão de reuniões, datas de eventos, melhorias, inovações. Peça feedbacks, colete pesquisas. Tudo é válido quando o assunto é ouvir e entender o seu colaborador.
Abaixo listei desafios criados na plataforma que ajudam as empresas a coletarem informações relevantes sobre os colaboradores:
- Feedbacks de eventos
- Comportamento do colaborador
- Certificados de Cursos de Desenvolvimento
- Metas, objetivos e habilidades que o colaborador almeja
- Cultura da empresa
6 – Envolvimento dos colaboradores em eventos e treinamentos da empresa
Esse tópico está muito relacionado com o anterior. Se os seus colaboradores estão sendo ouvidos e possuem um espaço seguro de compartilhamento de ideias e sugestões, eles consequentemente irão se envolver mais com as ações internas da empresa.
A Eletrosom, uma das 15 maiores Redes de Varejo do Brasil e cliente da Comunitive, nos contou que, antes de contratar a plataforma de engajamento de colaboradores da Comunitive, os treinamentos eram feitos somente através de ‘lives’ para os gerentes, e as informações não eram propriamente disseminadas. Com a aplicação da plataforma, a integração da informação melhorou muito e todos os colaboradores têm maior acesso às informações de maneira rápida e assertiva.
Confira a história completa da Eletrosom aqui.
7 – Avaliações e reviews online sobre a empresa
Por meio das avaliações e reviews online é possível perceber como está a reputação da sua empresa, como está sendo a aplicação da cultura empresarial, como está a relação colaborador-empresa e se a comunicação está fluindo corretamente.
Essas informações são tão importantes que o Glassdoor informou que 84% dos candidatos mudariam de emprego para uma empresa com melhor reputação nas plataformas online.
Com um programa de engajamento de colaboradores é possível acompanhar esses dados e até mesmo criar ações para melhorar os resultados que não estão bons.
A Comunitive, por exemplo, conseguiu atingir nota 5 no Glassdoor utilizando as ações da plataforma de engajamento. Saiba mais em Como a Comunitive conquistou e manteve 5 estrelas no Glassdoor.
8 – Indicação de novos colaboradores
Você sabia que 93% das empresas afirmam ter dificuldades para atrair e reter talentos? Os dados da Consultoria PWC refletem a transformação que está ocorrendo na relação entre as empresas e os profissionais, que mais do que nunca buscam encontrar pares que tenham os mesmos princípios e valores.
Para contornar esse problema, as empresas descobriram que uma ferramenta de engajamento de colaboradores facilita essa etapa ao aplicar ações de indicação de colaboradores.
Por meio das indicações, as empresas começaram a reunir dados em um banco de talentos, melhorando a assertividade da contratação de novos profissionais.
9 – Pontos de melhorias para a empresa
Se você chegou até aqui já percebeu que uma plataforma de engajamento de colaboradores é rica em dados. Eles podem ser colhidos por meio dos exemplos que citamos acima, mas estão disponíveis muito além disso. Com os dados em mãos, a sua empresa poderá enxergar pontos de melhorias que seriam difíceis de perceber sem uma plataforma.
Lembre-se, os dados servem não apenas para analisar as ações da empresa, mas também para acompanhar a jornada do colaborador. É importante lembrar que as estratégias de uma plataforma de engajamento de colaboradores é uma relação de ganha-ganha, que faz com que os colaboradores se sintam mais pertencentes à empresa, enquanto a companhia agiliza diversos recursos.
Imagino que agora você deve estar repleto de insights, então, para te ajudar a iniciar sua empresa em uma plataforma de engajamento de colaboradores, deixo aqui o nosso formulário direto para solicitação de demonstração.
Nossos especialistas vão te informar sobre a plataforma e você entenderá como começar a aplicar a melhor estratégia para a sua empresa: