Conheça as 5 melhores práticas para quem está pensando em aplicar um Programa de Marketing de Defensores, mas tem dúvida sobre como implantar e otimizar.
- Você sabe quantos clientes/colaboradores falam sobre sua marca/empresa para outras pessoas de forma positiva?
- Você capitaliza essas informações para gerar mais vendas, envolvimento com a marca/empresa e para atrair novos clientes/colaboradores?
A resposta para essas questões está no Marketing de Defensores, uma estratégia de marketing que se concentra em fazer com que seus clientes\colaboradores atuais defendam seus negócios, produtos ou serviços de forma autêntica.
Se você está aqui é porque já compreendeu que num mundo cada vez mais conectado e com mais informação, encontrar, organizar e mobilizar os Defensores da sua marca através de um Programa de Marketing de Defensores é uma estratégia poderosa de marketing.
Mas, por onde começar?
Hoje, vamos nos aprofundar no tema, apresentando 5 práticas fundamentais para quem está pensando em aplicar o Marketing de Defensores, mas tem dúvida sobre como implantar e otimizar.
Práticas Fundamentais
Um Programa de Marketing de Defensores é indicado para empresas de todos os tamanhos, setores e nichos, já que desenvolve uma comunidade de clientes/colaboradores felizes e oferece inúmeros benefícios.
Porém, para gerenciar um Programa de Defensores e torná-lo um sucesso é indicado que a sua empresa aplique 5 práticas fundamentais:
- Alinhar as metas;
- Compreender quem são os Defensores de marca;
- Engajar os Defensores;
- Prestar atenção na escalabilidade;
- Analisar as métricas.
Abaixo, falaremos mais detalhadamente sobre cada uma:
1 – Alinhar as metas
Estabelecer metas ajuda a desencadear novos comportamentos e a se concentrar no que é importante. Assim como em qualquer estratégia de marketing, estabelecê-las dará um senso de propósito, define um caminho claro e fornece uma visão geral sobre o programa e o seu andamento.
Ao estabelecer um Programa de Marketing de Defensores, a meta da sua empresa poderá ser:
- Acelerar o ciclo de vendas;
- Expandir a presença digital;
- Aumentar a satisfação e retenção do cliente;
- Melhorar o engajamento em mídias sociais;
- Fortalecer a percepção de marca;
- Desenvolver produtos;
- Aprimorar os canais de aquisição.
2 – Compreender quem são os Defensores de marca
Assim como alinhar as metas, definir quem são os seus Defensores de marca são pontos que devem ser planejados no início do Programa de Marketing de Defensores.
Geralmente, os públicos mais propensos a serem Defensores, são dois:
- Colaboradores: conhecido como Employee Advocacy, é o método usado para promover uma marca por meio de colaboradores que trabalham para a organização. Tudo isso de forma autêntica e confiável, geralmente em mídias sociais ou outros canais digitais.
- Clientes: chamado Customer Advocacy, é uma estratégia que permite a criação de experiências fantásticas para os clientes, mantendo-os engajados e motivando-os a se tornar verdadeiros Defensores de marca.
Para definir os Defensores é preciso entender que tipo de experiência cada um desses grupos têm com o seu produto/serviço para que eles engajem na sua estratégia de Marketing de Defensores.
3 – Engajamento dos Defensores
Após a definição do grupo de Defensores é preciso compreender que o sucesso do programa está diretamente relacionado ao nível de engajamento desses Defensores.
Uma das formas de maior sucesso de engajamento é a utilização da gamificação. O conceito oferece uma experiência de diversão e competitividade dos jogos aplicada a resultados de negócios para as empresas, envolvendo seus Defensores de modo a obter resultados.
Para aplicar a gamificação, as empresas podem:
- Criar desafios como curtir um link, compartilhar um conteúdo; fornecer uma opinião sobre um produto; ler um artigo, etc.
- Distribuir pontos, que podem ser atribuídos aos Defensores pelos desafios concluídos e trocados por recompensas.
Se você quiser saber mais sobre recompensas, confira nosso artigo 8 ideias de recompensas para seu programa de Marketing de Defensores. Nele explicamos porque é importante recompensar e incentivar seus Defensores de marca e apresentamos ideias de recompensas.
4 – Escalabilidade
Agora que você já definiu seus Defensores e já elaborou algumas formas de engajá-los, falaremos sobre escalabilidade.
Seu programa pode começar com poucos integrantes, mas deve ser pensado para comportar centenas, milhares de Defensores.
Durante o planejamento, considere conquistar uma curva de crescimento para tornar a estratégia mais escalável. O programa deve estar pronto para o próximo passo, como um crescimento repentino de Defensores.
Você sabia que, em média, as marcas obtêm um ROI de 650% para cada dólar investido em Marketing de Defensores? Sua empresa deve aproveitar isso e, portanto, ao planejar o Programa de Marketing de Defensores, é necessário elaborar uma estratégia que prevê um crescimento constante.
Para tornar mais fácil e rápido o gerenciamento do programa, existem plataformas destinadas especialmente para o Marketing de Defensores. Entre elas está a Comunitive, a empresa é pioneira em Marketing de Defensores na América Latina, e oferece uma ferramenta exclusiva que engaja e mobiliza tanto clientes quanto colaboradores.
Com ela é possível mensurar, escalar, comprovar o ROI e saber tudo o que acontece ao implementar o programa.
Falaremos mais sobre a ferramenta da Comunitive no decorrer do artigo, mas você pode conferir como ela funciona na prática, basta clicar nesse link e solicitar uma demonstração gratuita.
5 – Métricas
A quinta prática recomendada é medir o sucesso de um Programa de Marketing de Defensores.
Algumas métricas que podem ser avaliadas:
- Métricas de Engajamento
- Servem para verificar se os Defensores estão engajados no programa.
- Podem ser:
- Quantos novos Defensores aderiram ao programa;
- Quantos desafios foram realizados até o momento;
- Pontos ganhos;
- Quantas recompensas já foram resgatadas.
Métricas de Audiência
Focam em verificar a quantidade de pessoas impactadas após a implementação do programa, apresentando um comparativo de antes do programa e alguns meses depois de seu lançamento.
São elas:
- Visitas ao site gerado por seguidores;
- Número de curtidas;
- Número de compartilhamento de um post;
- Número de seguidores.
Métricas de Negócio
São os resultados sobre quanto o programa colaborou para a evolução da empresa.
É possível avaliar:
- Número de oportunidades geradas por indicações diretas;
- Número de negócios fechados via indicações diretas;
- Leads gerados indiretamente (via links compartilhados);
- Número de reviews online;
- Número de depoimentos;
- Números de inscrições através de links compartilhados pelos Defensores;
- Diminuição no tempo médio de fechamento de negócios;
- E muito mais.
Como aplicar os elementos fundamentais no Programa de Marketing de Defensores?
Conforme comentamos, existem empresas especializadas em Marketing de Defensores que oferecem plataformas completas para aplicar todas as práticas citadas acima.
A Comunitive é uma dessas plataformas e está disponível exatamente para essa funcionalidade. Com ela, além de aplicar as 5 práticas fundamentais de um Programa de Marketing de Defensores, as empresas podem:
- Criar conexões profundas entre as pessoas e a empresa;
- Impulsionar o alcance da marca;
- Conquistar indicações;
- Aumentar a retenção de clientes ou colaboradores;
- Melhorar a reputação e presença digital;
- Conhecer com profundidade seus públicos através de dados.
Aproveite para começar agora mesmo o seu Programa de Marketing de Defensores. Solicite uma demonstração personalizada, veja como a ferramenta funciona e tire todas as suas dúvidas.
💡Artigos relacionados: