5 recursos para melhorar a comunicação com os colaboradores da sua empresa

Quer saber como melhorar a comunicação com os colaboradores da sua empresa? Confira 5 recursos que podem ser aplicados.


Uma comunicação estratégica é a aliada mais importante das empresas quando o objetivo é engajar os funcionários, melhorar o clima organizacional e a integração entre os colaboradores.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens de manter uma boa comunicação interna, isso ainda vem sendo um dos grandes desafios internos das empresas.

É o que demonstra uma pesquisa da Gallup, realizada entre os colaboradores das empresas dos Estados Unidos. Apenas 7% deles concordam fortemente que a comunicação é precisa, oportuna e aberta no local onde trabalham.

Além disso, esse mesmo estudo da Gallup, que relata o efeito da comunicação nas organizações, descobriu que os colaboradores que trabalham em um ambiente com comunicação eficiente são mais engajados e demonstram maior intenção de permanecer na empresa.

“Não é sobre onde os funcionários estão, mas o que eles ouvem, que importa mais.”

Gallup

Agora que já conhecemos um pouco sobre o atual cenário da comunicação dentro das empresas, a pergunta que fica é: como melhorá-la? 

Pensando nisso trouxemos 5 recursos que vão trazer bons insights para aprimorar a comunicação dentro da sua empresa. 

1 – Cultura do feedback

Em nosso texto Como a Comunitive conquistou e manteve 5 estrelas no Glassdoor, já comentamos que uma das maneiras de envolver os colaboradores com a empresa é incentivar a cultura do feedback. Mas, o que seria exatamente isso?

A cultura do feedback é a criação de um ambiente aberto ao diálogo, com conversas regulares, de preferência a cada 15 dias, entre colaboradores e seus gestores. 

O objetivo é realizar uma troca mútua de informações sobre o que o gestor espera do colaborador e vice-versa. Além disso, é importante que ambos conversem sobre como está a execução dos trabalhos de forma transparente e assertiva.

O hábito de realizar essas conversas acaba gerando um ciclo de feedback positivo, criando um relacionamento de confiança entre colaboradores e empresa. 

comunicação com os colaboradores

2 – Cultura organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de valores, práticas e hábitos adotados por uma empresa. Ao definir essa cultura e fortalecê-la, uma empresa transforma o ambiente de trabalho, trazendo mais confiança, objetividade, produtividade e sinergia entre todos os envolvidos.

Temos um guia sobre a cultura organizacional, com dicas para construí-la de forma efetiva. Você pode saber mais clicando aqui.

Para construir uma cultura organizacional para a sua empresa é preciso focar em três pontos:

  • Missão
  • Visão
  • Valores

Aqui na Comunitive, por exemplo, temos essa cultura bem definida e documentada em um local que todos os nossos colaboradores podem acessar. Confira abaixo os nossos valores inegociáveis e inspire-se:

3 – Endomarketing

Outro recurso tão importante quanto os que já citamos anteriormente é o endomarketing. Essa estratégia aplica-se por meio de ações de marketing que visam melhorar o relacionamento interno e garantir o bem-estar dos colaboradores da empresa. O objetivo principal é envolver os colaboradores no negócio e gerar mais motivação, melhorar a produtividade e, como consequência, conquistar mais clientes satisfeitos.

Aproveite também para complementar a sua leitura com o nosso eBook: 10 exemplos reais de endomarketing. Preencha o formulário abaixo e confira:

4 – Comunidade de colaboradores

Sua empresa já pensou em criar uma comunidade de colaboradores? Acredite, essa estratégia funciona. Um estudo demonstrou que o compartilhamento de conteúdo que tem uma comunidade em seu centro está sendo aderido cada vez mais pelos usuários da internet.

O mesmo estudo concluiu que criar conexões com outras pessoas que têm interesses semelhantes é um dos principais motivos de envolvimento dos usuários em comunidades online.

Aqui na Comunitive, os nossos colaboradores participam da comunidade Comunitive Heroes. Por meio da plataforma de engajamento da Comunitive, nossos colaboradores se aproximam, já que possuem muitos interesses em comum, e até se nomearam Os Heroes da Comunitive!

5 – Ferramenta de engajamento e comunicação para os colaboradores

Atualmente, a criação de uma plataforma de engajamento focada nos colaboradores permite que sua empresa una todos os pontos citados acima em um único lugar, disponibilizando a aplicação desses recursos de forma prática e mensurável.

A Comunitive, por exemplo, permite a criação de uma plataforma, uma espécie de comunidade online de engajamento, totalmente personalizada para a sua empresa. 

Mas, não é só isso, para manter os colaboradores engajados e acessando a plataforma, a Comunitive aplica uma experiência gamificada, através da criação de desafios que geram pontos que podem ser trocados por recompensas e classificam os participantes em um ranking competitivo.

Se bateu a curiosidade sobre como seria usar a plataforma da Comunitive na sua empresa, disponibilizo abaixo o formulário para que você possa preencher e conferir uma demonstração personalizada para a sua empresa. 

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X