• Categorias
    • Engajamento de colaboradores
    • Comunicação Interna
    • Engajamento de Clientes
  • Materiais Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Conheça a Comunitive →

Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
  • Categorias
    • Engajamento de colaboradores
    • Comunicação Interna
    • Engajamento de Clientes
  • Materiais Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Conheça a Comunitive →
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
  • Categorias
    • Engajamento de colaboradores
    • Comunicação Interna
    • Engajamento de Clientes
  • Materiais Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Conheça a Comunitive →
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões > Engajamento de colaboradores > Departamento Pessoal (DP): saiba tudo sobre o setor

Departamento Pessoal (DP): saiba tudo sobre o setor

Posted by Ana Oliveira Julho 26, 2021 10 minutos de leitura

O Departamento Pessoal é um setor estratégico que lida com assuntos relacionados aos colaboradores de uma empresa e leis trabalhistas. Saiba mais!

Gerenciar os colaboradores de uma empresa pode ser bastante desafiador, ainda mais quando se trata de muitos profissionais, e atividades como controle de frequência, arquivamento de documentos, cumprimento das normas trabalhistas, entre outras tarefas.

Para cuidar disso, é fundamental contar com um setor de Departamento Pessoal, que pode ajudar a sua empresa a lidar com todas as atividades burocráticas referentes à gestão de pessoas.

No texto de hoje, você vai entender como funciona esse setor, qual a sua importância, rotinas, métricas e muito mais. Continue a leitura para saber mais! 

O que é Departamento Pessoal (DP)?

O Departamento Pessoal, também conhecido como DP, é um setor especializado em fazer o gerenciamento de questões pertinentes aos colaboradores de uma organização.

O DP é encarregado principalmente das questões burocráticas, tais como a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, controle da jornada de trabalho e passivos trabalhistas, por exemplo.

Muitas empresas, principalmente as menores, não possuem um setor de departamento pessoal, e acabam atribuindo essas funções ao RH ou por empresas de contabilidade terceirizadas.

Contudo, é fundamental ter um setor de pessoal em uma organização, independente do porte. Isso porque é preciso ter alguém que seja especializado em gerir a grande quantidade de documentos que circulam em uma empresa.

Além disso, o departamento pessoal é mais ágil e eficiente no controle das questões burocráticas, além de intermediar o contato da empresa com órgãos públicos, emitindo as guias e declarações necessárias para o cumprimento da lei.

Qual a importância do setor nas empresas?

O setor de departamento pessoal é importante para as empresas, pois é o principal responsável pelo cumprimento das leis trabalhistas, o que ajuda a evitar problemas para as organizações.

Além disso, o DP emite, organiza e arquiva diariamente diversos documentos importantes referentes aos colaboradores da empresa como um todo. Vale lembrar que quanto maior o quadro de profissionais, mais difícil é o acompanhamento e controle das atividades.

Por isso, ter um setor especializado que sabe utilizar as ferramentas corretas, é fundamental para manter em ordem toda a documentação dos colaboradores, bem como garantir o cumprimento das legislações, prevenindo e evitando prejuízos por questões trabalhistas.

Rotinas do departamento pessoal

As rotinas do departamento pessoal são diversas, e quase sempre bastante burocráticas. Além disso, o DP é um setor que está sempre de portas abertas para atender os colaboradores, seja para ouvi-los, tirar dúvidas ou orientá-los.

Confira a seguir, algumas das principais funções desse departamento:

Documentação dos profissionais

Quando um profissional é admitido em uma empresa, uma série de documentos precisam ser emitidos e recebidos pelo departamento pessoal. O setor é encarregado de processar contratos, entre outras tarefas pertinentes às admissões e rescisões.

Dessa forma, o DP é responsável por manter em ordem toda a documentação, garantindo a efetivação das normas trabalhistas e demais leis que regularizam as organizações, para evitar quaisquer passivos trabalhistas.

Acompanhamento e controle da jornada de trabalho

As atividades pertinentes à jornada são bem amplas, pois abrangem informações a respeito das horas extras, adicionais noturnos, banco de horas, registro de ponto, escala, faltas, atrasos, entre outros. 

É fundamental que as empresas façam um bom gerenciamento da frequência dos colaboradores, para evitar quaisquer irregularidades no momento da remuneração ou problemas na Justiça do Trabalho.

Folha de pagamento

A folha de pagamento também é outra atividade bastante vasta, que envolve diversos fatores referentes ao salário, benefícios, décimo terceiro, recolhimentos de taxas como imposto de renda, contribuição sindical, INSS e FGTS.

É o departamento pessoal que gerencia todas essas questões, para garantir que os cálculos referentes à folha de pagamento sejam feitos da maneira correta, garantindo todos os benefícios aos profissionais, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos federais.

Gestão de férias, licenças e atestados

De acordo com o art. 129 da CLT, todo colaborador de uma empresa tem o direito de tirar férias, sem prejuízo em sua remuneração, após um ano de serviço na empresa. É importante que o setor acompanhe sempre as reformas trabalhistas, pois ocorrem esporadicamente algumas mudanças.

É função do departamento pessoal organizar o período de férias dos profissionais, definir escalas para não desfalcar nenhum setor e garantir o cumprimento dos prazos e remunerações pertinentes. Da mesma forma, é preciso ser feito o controle dos atestados e licenças, organizar toda a documentação e integrá-la com a folha de pagamento.

Representação junto a órgãos oficiais e fiscais

É de responsabilidade do DP emitir documentos para os órgãos fiscais, como a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), Guia da Previdência, declarações da CIPA e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), entre outros.

São os profissionais desse setor que representam a organização frente às instituições oficiais, para garantir a regularidade da situação da empresa. Novamente, é preciso que o setor se mantenha sempre atualizado sobre quaisquer mudanças na lei.

Principais métricas

O departamento pessoal consegue analisar algumas métricas, pois tem acesso a diversos dados numéricos. Essas métricas podem ser muito úteis para gestores e outros setores da empresa. Confira a seguir algumas das principais métricas que podem ser levantadas pelo DP:

  • Turnover: percentual de rotatividade de funcionários, que pode ser calculado com base no número de rescisões realizadas em determinado período. Além disso, é possível saber o motivo do desligamento, o que ajuda a analisar o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa e verificar se ela proporciona um bom clima organizacional.
  • Absenteísmo: os índices de faltas podem indicar desmotivação dos colaboradores, que pode ser decorrente de más condições de trabalho ou outros fatores que acabam impactando no desempenho.
  • Acidentes de trabalho: o percentual de Comunicação de Acidente (CAT) gerados na empresa, ajuda a verificar as ocorrências e focar na prevenção, além de apurar as razões, que podem ser falhas da empresa, negligência ou despreparo do colaborador, entre outros.

Diferenças entre o Departamento Pessoal e o RH

É bem comum confundir o conceito de departamento pessoal com recursos humanos. Isso porque eles são setores que se complementam, contudo, não têm as mesmas funções.

De maneira geral, o DP é responsável pelas questões burocráticas referente aos colaboradores, leis trabalhistas e algumas questões fiscais. 

Já o RH é mais estratégico, e cuida da capacitação e treinamento de colaboradores, atração e retenção de talentos e demais questões pertinentes às relações humanas.

Em empresas de pequeno porte, é comum que um setor seja responsável por todas essas funções. Contudo, em empresas maiores é importante separar as atividades, para obter melhores resultados.

Como a tecnologia pode ajudar o departamento pessoal?

O DP lida diariamente com um volume enorme de informações e documentos, que até mesmo em empresas menores, fica difícil gerenciar. Graças à transformação digital, atualmente temos diversos recursos tecnológicos para ajudar.

Com a utilização de softwares, o setor de departamento pessoal consegue ser mais ágil, graças à possibilidade de automatizar diversas tarefas, tais como:

  • Monitorar digitalmente o controle de ponto;
  • Acelerar rotinas e procedimentos administrativos;
  • Analisar e fazer o cruzamento de dados e informações;
  • Criar e implementar novas estratégias de crescimento.

Ficou clara a importância do departamento pessoal? Quando o setor é bem estruturado, as empresas só têm a ganhar! 

Mas é importante que o profissional responsável pelo setor esteja sempre atualizado sobre novas tecnologias para auxiliar suas tarefas, e claro, acompanhar todas as mudanças nas leis.

Se você já tem um setor de departamento pessoal e quer saber como motivar seus colaboradores, confira nosso conteúdo sobre Employee Experience!

Tags: employee advocacy employee experience employer branding recursos humanos rh
Compartilhe
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no LinkedIn
Artigo anterior soft skills Guia: Saiba tudo sobre as Soft Skills
Próximo Artigo hard skills Você sabe o que são as Hard Skills?

Você também pode gostar:

O que é Endomarketing? Entenda o conceito dessa estratégia para a satisfação dos colaboradores

Endomarketing: GUIA – Entenda o que é e como colocar em prática no seu negócio

28 minutos de leitura
inteligência competitiva

Inteligência Competitiva: o que é e por que ela é tão importante?

10 minutos de leitura
extranet

Extranet: Sua aliada para a comunicação com colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios

8 minutos de leitura
colaboradores-satisfeitos-engajados

Colaboradores satisfeitos X engajados: conheça as diferenças

11 minutos de leitura
empresas que usam gamificação

Como empresas inteligentes usam gamificação na C.I?

11 minutos de leitura

Você também pode gostar

comunicação interna
Comunicação InternaEngajamento de colaboradores

Comunicação Interna: o segredo das empresas mais bem sucedidas

Posted by Lorena 33 minutos de leitura
empresas que usam gamificação
Comunicação InternaEngajamento de colaboradores

Como empresas inteligentes usam gamificação na C.I?

Posted by Lorena 11 minutos de leitura
Comunicação InternaEngajamento de colaboradores

Gamificação na Comunicação Interna: como transformar mensagens em ações que engajam

Posted by Lorena 10 minutos de leitura
tendências comunicação interna 2025
Comunicação InternaEngajamento de colaboradores

6 tendências de Comunicação Interna que vão fazer a diferença em 2025

Posted by Lorena 7 minutos de leitura
Engajamento Feminino
Engajamento de colaboradores

5 ações para impulsionar o engajamento feminino na sua empresa

Posted by Lorena 8 minutos de leitura
diversidade e inclusão feminina
Engajamento de colaboradores

10 práticas comprovadas para valorizar mulheres e promover diversidade no trabalho

Posted by Lorena 15 minutos de leitura
Comunitive blog

©2023 Comunitive - Todos os direitos reservados.