Balanced Scorecard é um modelo de Gestão Estratégia eficaz para mensurar o desempenho de uma Empresa no alcance de seus objetivos. Saiba mais!
Você sabe realmente como avaliar se sua empresa está indo bem? Para muitas pessoas, os indicadores financeiros ainda são vistos como a única forma de avaliar o desempenho de uma organização.
Contudo, atualmente há muitos outros indicadores utilizados para isso. Neste novo conceito de mercado temos um modelo de visão estratégica bem interessante e inovador, conhecido como Balanced Scorecard ou BSC.
Através dele, as empresas passam a avaliar sua performance com base em metas e objetivos, definidos de acordo com a realidade do negócio e as possibilidades de execução. Entenda melhor como isso funciona na prática e quais os benefícios de adotar essa estratégia.
O que é Balanced Scorecard (BSC)?
Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica utilizado para mensurar o progresso de uma organização no decorrer de um determinado período. Essa metodologia é baseada em: objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas.
Em português, o termo significa “Indicadores Balanceados de Desempenho”, e o conceito dessa estratégia é justamente mostrar que lucros não são os únicos indicadores do sucesso de um negócio.
Portanto, para mensurar o sucesso de uma empresa, em uma estratégia que utiliza o BSC, são considerados diversos fatores, que fazem parte de um planejamento mais abrangente.
Este conceito foi criado por David Norton e Robert Kaplan, professores da Universidade de Harvard que tiveram um grande reconhecimento após publicarem um artigo intitulado: “O Balanced Scorecard: medidas que impulsionam o desempenho”.
Atualmente, o Balanced Scorecard é uma das metodologias mais conceituadas quando o assunto é planejamento, medição de desempenho e definição de estratégias, utilizada por grandes empresas de diversos ramos.
Como funciona
Como mencionamos, o BSC é baseado em 4 pontos estratégicos, que são: os objetivos, as metas, os indicadores e as iniciativas). Além deles, também são consideradas as perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos, aprendizados e crescimento. A seguir, entenda melhor como funcionam cada um desses pontos.
Pontos estratégicos do Balanced Scorecard
Estes pontos são fundamentais para que as perspectivas do BSC sejam corretamente aplicadas na definição das estratégias de uma empresa.
- Objetivos: são eles que definem aquilo que a empresa almeja alcançar em cada área estratégica da organização;
- Indicadores: indicam o desempenho da empresa em cada um dos objetivos definidos;
- Metas: representam cada etapa dentro dos objetivos e indicam a performance da organização durante o percurso;
- Iniciativas ou projetos estratégicos: são as ações executadas no decorrer dos processos para intervir nos resultados, de forma a ajudar a empresa a atingir as metas definidas.
Como pudemos ver, o Balanced Scorecard define seus pontos estratégicos de forma detalhada, o que ajuda a acompanhar o desempenho da organização em todas as etapas do planejamento estratégico.
Perspectivas do Balanced Scorecard
As perspectivas são as áreas em que o Balanced Scorecard pode ser implementado, lembrando que um de seus princípios é atuar de forma integrada em toda a empresa. Confira quais são as possibilidades:
Perspectiva Financeira
Sob essa perspectiva, o BSC analisa quais os impactos das decisões estratégicas nas metas estabelecidas. Isso é importante, pois a organização precisa ter objetivos financeiros a longo prazo, e acompanhar os indicadores financeiros para saber se está na direção correta, tais como:
- Retorno Sobre Investimento (ROI);
- Lifetime Value (LTV);
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Ticket médio;
- Churn Rate;
- Entre outros.
Perspectiva do Cliente
Este é um ponto bem importante, que considera a participação da organização no mercado e também a satisfação dos clientes. O primeiro passo, é identificar quais os indicadores avaliados, como: fidelização e satisfação dos clientes, rentabilidade, custo de aquisição, entre outros, conforme a estratégia da empresa.
É nesta perspectiva, que são observadas as características dos produtos e serviços oferecidos (qualidade, funcionalidade, preço), para garantir uma boa experiência do cliente em toda a sua jornada de compra.
Para isso, é necessário ouvir a voz do cliente para obter um feedback sincero, através do qual é possível obter insights para proporcionar melhores experiências para o consumidor.
Perspectiva dos Processos Internos
Nesta perspectiva, é observada a qualidade dos processos internos, analisando pontos como inovação, operações realizadas, atendimento, pós-venda, etc. O objetivo é buscar a melhoria desses processos, para aumentar a performance da marca, reduzir custos e otimizar os sistemas internos, reparando possíveis erros.
Perspectiva do Aprendizado e Crescimento
Sob esta ótica, é avaliada a satisfação dos colaboradores e seu engajamento com a empresa, ponto importante que pode ser avaliado por meio de questionários, pesquisas de satisfação, índice de rotatividade de colaboradores (turnover), entre outros.
Com base nesses indicadores, é fundamental estabelecer ações para reverter possíveis casos de insatisfação com a organização, promovendo treinamentos, oportunidades de crescimento, oferecendo novos pacotes de benefícios, sistema de recompensa e melhorias para o clima organizacional.
Principais benefícios de utilizar o BSC
Como pudemos ver, com o Balanced Scorecard é possível mensurar a situação de uma organização com relação aos seus objetivos e metas estabelecidas. Além disso, o BSC possibilita uma visão mais ampla da estratégia de negócio. Confira alguns dos principais benefícios de utilizar o BSC:
- Ajuda a ter uma visão mais ampla dos próximos passos e do que esperar;
- Proporciona insights para executar planos de ação;
- Ajuda a desenvolver melhorias contínuas nos produtos e serviços;
- Facilita a comunicação interna entre os colaboradores;
- Ajuda a alinhar os indicadores-chave com objetivos macro;
- Possibilita ajustar e corrigir possíveis falhas no planejamento ou nos processos;
- Estimula a cultura de aprendizado da empresa;
- Possibilita mensurar os avanços da organização rumo aos objetivos estabelecidos.
Como aplicar na sua empresa
Os idealizadores do conceito do Balanced Scorecard, definiram quatro processos fundamentais para a sua aplicação nas empresas:
Traduzir a visão e estratégia
Em outras palavras, este processo consiste em transformar a visão empresarial em uma estratégia possível de aplicação, ou seja, viabilizar as ideias para que sejam executadas.
É importante que esta etapa seja feita com a participação de todos os envolvidos no projeto, para que os processos sejam definidos de forma simplificada, facilitando a sua execução para um melhor desempenho.
O primeiro passo pode ser organizar um brainstorming para levantar as ideias dos colaboradores. Em seguida, é feita uma análise para deixar mais clara a visão da estratégia e são definidas as metas e delegadas as tarefas.
Comunicar e vincular
Ao obter êxito no passo anterior, a equipe já estará bem entrosada entre si, o que ajuda a manter o engajamento de toda a equipe em relação ao plano de ação. Por isso a comunicação interna é tão importante para o sucesso de uma estratégia de BSC.
Planejar e fixar objetivos
Este é outro ponto bem importante para garantir o sucesso de uma estratégia focada em balanced scorecard. Um passo fundamental para se atingir qualquer objetivo é o planejamento, que consiste em verificar os recursos disponíveis, sejam eles financeiros, de mão-de-obra ou infraestrutura e tudo mais que for necessário para a execução da estratégia, conforme o controle orçamentário da empresa permitir.
Dar feedbacks
Por fim, é fundamental acompanhar os feedbacks de colaboradores e clientes para acompanhar o desenvolvimento da organização no decorrer da execução do planejamento, além de ser eficaz para avaliar o seu desempenho e proporcionar uma gestão mais estratégica.
O Balanced Scorecard pode trazer diversos benefícios quando aplicado nas empresas. Mas para isso, é fundamental seguir o passo a passo do seu planejamento, sem pular nenhuma etapa.
Além disso, é importante acompanhar o desempenho da organização e mensurar seus resultados no curto e longo prazo. Dessa forma, é possível vermos a importância de contar com profissionais qualificados em seu time!
Confira dicas para atrair os melhores profissionais do mercado: Employer Branding: como construir uma marca desejada pelos melhores talentos