• Categorias
    • Engajamento de colaboradores
    • Comunicação Interna
    • Engajamento de Clientes
  • Materiais Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Conheça a Comunitive →

Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
  • Categorias
    • Engajamento de colaboradores
    • Comunicação Interna
    • Engajamento de Clientes
  • Materiais Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Conheça a Comunitive →
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões
  • Categorias
    • Engajamento de colaboradores
    • Comunicação Interna
    • Engajamento de Clientes
  • Materiais Gratuitos
  • Cases de Sucesso
  • Conheça a Comunitive →
Comunitive Blog | Ative engajamento, cultive conexões > Sem categoria > Branded Content: O que é e Como fazer!

Branded Content: O que é e Como fazer!

Posted by Ana Oliveira Setembro 1, 2021 12 minutos de leitura

O Branded Content aborda assuntos relacionados ao universo da marca, fortalecendo seu posicionamento e a conexão com o público. Saiba como fazer!

Com a quantidade de conteúdo que circula na internet e a velocidade com que eles são criados, é cada vez mais difícil se destacar. Atualmente, para que uma empresa ganhe visibilidade e conquiste um público fiel, não adianta mais apostar em propagandas tradicionais, pois não é isso que as pessoas procuram.

Em meio a tantas opções, os consumidores buscam marcas que os representem e com as quais se identificam. É neste ponto que o branded content atua, criando uma conexão com o público através de um conteúdo que deixe claro o seu posicionamento.

Se você quer entender melhor como a estratégia funciona para aplicá-la no seu negócio, continue a leitura e saiba mais sobre o branded content e como ele pode te ajudar a fortalecer a sua marca!

O que é Branded Content?

Branded Content, traduzido para o português seria o conteúdo da marca, ou seja, um conteúdo que aborda assuntos relacionados ao universo de uma empresa. É importante que ele faça sentido e seja relevante para o público-alvo da marca.

Esse tipo de conteúdo, por ser bem específico, possui uma forma diferenciada de divulgação, que não consiste em fazer anúncios, mas associar a marca a informações relevantes ou divertidas, que transmitam valor ao consumidor.

É possível criar branded content em diversos formatos, assim como ele pode ser vinculado em diferentes canais, por ser mais flexível que outros tipos de conteúdos e se adapta às mais diversas alternativas tecnológicas.

Um ponto de destaque importante, é que o branded content fala da marca sem falar diretamente sobre ela, mas criando um conteúdo relevante que fale com o seu público e impacte as pessoas, chamando assim a atenção para a marca de maneira mais indireta.

Por que ele é necessário?

É fato que a publicidade tradicional já não dá mais conta de alcançar todas as pessoas. Por isso, cada vez mais marcas têm migrado para o ambiente online, em que também é preciso ter cuidado para não fazer mais do mesmo.

Atualmente, devido à rapidez das informações e da grande quantidade de conteúdo, é preciso que as marcas criem conteúdos relevantes e desenvolvam estratégias inovadoras para se destacarem no mercado. É neste momento que se torna necessário investir no branded content, entenda a seguir o porquê.

Estreita a relação entre a empresa e o público

Esta estratégia é eficaz para manter um diálogo constante com o público através dos canais de comunicação da empresa. Além disso, ao criar conteúdo relevante e de grande impacto, as pessoas acabam criando um vínculo emocional com a marca, o que contribui para o seu crescimento.

Quando a marca aborda constantemente assuntos focados no seu público através de conteúdos bem pensados, isso aumenta as chances de identificação e engajamento das pessoas, fazendo com que se aproximem da marca e fortaleçam seu relacionamento com ela.

Aumenta a presença digital da marca

O branded content pode ser um grande aliado para aumentar a presença digital de um negócio. Isso porque ao criar um conteúdo relevante e de qualidade, ele tem grandes chances de se tornar um conteúdo viral nas mais diversas redes sociais. 

Dessa forma, ele atua como um impulsionador da sua empresa, pois é compartilhado pelos brand lovers e defensores da marca, e acaba substituindo as tradicionais campanhas pagas de impulsionamento.

Ajuda a consolidar a marca

Se aquilo que você oferece como branded content for muito interessante para o seu público, você pode acabar se tornando uma referência no seu nicho, fortalecendo assim sua marca e fazendo com que ela seja lembrada mais facilmente pelas pessoas no mercado em que atua.

Por ser uma estratégia que reforça o posicionamento da empresa, ela consegue promover o aumento do valor da marca. Dessa forma, um branded content assertivo, pode fazer com que o público compartilhe esse conteúdo e ajude a fortalecer essa identidade da marca, além de levá-la adiante para mais pessoas. 

Diferença entre branded content e marketing de conteúdo

É muito comum existir uma confusão entre o branded content e o marketing de conteúdo, visto que ambos trabalham com a produção de conteúdo. Porém, é importante saber distinguir os dois conceitos, que não são a mesma coisa.

A princípio, ambos trabalham com a mesma ferramenta, contudo, usam de maneira distinta. O branded content direciona todas as suas ações para fortalecer o posicionamento da marca. 

Já o marketing de conteúdo, ainda que tenha a marca como foco, também trabalha com outras estratégias, para atingir objetivos como:

  • Engajar a audiência;
  • Obter mais informações sobre o mercado;
  • Testar novas ideias;
  • Fortalecer a autoridade da marca em um determinado assunto;
  • Educar os consumidores sobre seus produtos;
  • Fidelizar clientes;
  • Atrair novos leads;
  • Entre outros.

Além disso, o marketing de conteúdo é bastante focado em conversões, ou seja, em aumentar as vendas através do funil. O branded content acaba atuando nas vendas como consequência da sua estratégia, que busca criar um vínculo sentimental com o consumidor, que acaba se tornando um cliente fidelizado.

Vale lembrar que não estamos falando em certo ou errado, nem em melhor ou pior. Ambas as estratégias podem e devem ser usadas juntas, para alcançar melhores resultados.

Em geral, o branded content trabalha com campanhas desenvolvidas para contextos específicos, enquanto o marketing de conteúdo atua de maneira contínua, visando resultados de curto, médio e longo prazo.

Brand Content: Como fazer

Como vimos, o branded content é produzido para causar um impacto no público, por isso, acaba sendo um conteúdo mais complexo e demorado para produzir. Dessa forma, para trabalhar com essa estratégia é preciso ter um  bom planejamento antes.

Primeiramente, é importante criá-lo com base no conhecimento aprofundado do seu público, buscando abordar assuntos do seu interesse, que sejam relevantes e atuais. Além disso, também é fundamental trabalhar com elementos como a surpresa e a curiosidade da audiência.

Ao criar um conteúdo que surpreenda as expectativas do público, você aumenta as chances dele gerar mais interesse e consequentemente mais compartilhamentos. Ou seja, você precisa focar em chamar a atenção de imediato, logo após lançar esse conteúdo, de forma que as primeiras pessoas que tiverem contato com ele queiram passar adiante e ele não acabe ficando esquecido.

Mas lembre-se que esse conteúdo precisa ser relevante e de preferência ter uma função social, visto que o objetivo do branded content é fortalecer o posicionamento da marca. Confira a seguir algumas dicas de como fazer isso. 

Crie conexão com o público

É fundamental “falar a mesma língua” que seu público, ou seja, utilizar uma linguagem com a qual ele se identifique. Além disso, os temas abordados precisam ter valor para esse público, para ser possível criar essa conexão.

Não adianta tentar criar um conteúdo neutro que agrade a todas as pessoas. Isso porque uma conexão profunda só acontece quando você direciona suas ações para a sua persona, que é quem realmente importa, certo?

Seja simples

É isso mesmo, seja simples. Quando falamos em criar impacto e chamar a atenção, não precisa criar um conteúdo mirabolante. O principal é definir um tema relevante e interessante, e saber abordá-lo de maneira inteligente e criativa.

Vale lembrar que o apelo do branded content é muito mais emocional, e trabalha com sentimentos como nostalgia, felicidade, indignação, entre outros. Por isso, ele trabalha com gatilhos mentais que influenciam na tomada de decisão. Esses gatilhos podem ser diversos: autoridade, reciprocidade, provas sociais, etc.

marketing de indicação

Gere empatia 

Este é o momento ideal para você se mostrar uma marca humanizada, ou seja, uma empresa que utiliza sua visibilidade para abordar questões sociais com as quais seu público se identifica.

Além de fortalecer o posicionamento da marca, isso ainda mostra que você conhece seus clientes, entende sua linguagem, seus valores e se importa com aquilo que é importante para eles. 

Dessa forma, tenha uma comunicação aberta com seu público, entenda e acompanhe a jornada dos clientes, busque entender suas motivações, necessidades, dores, desejos e dificuldades.

Exemplos de Branded Content

Alguns exemplos marcantes de branded content que chamaram a atenção nas mídias sociais são as propagandas da Dove, por exemplo, que abordam questões a respeito do feminismo e a distorção da imagem das mulheres pela sociedade.

E por falar em feminismo, a Always também abordou o tema, muito atual e socialmente relevante não apenas para o público da marca. O conteúdo, utiliza a chamada “Always #Likeagirl” para promover o empoderamento feminino, para que as mulheres se orgulhem por fazer atividades “como uma garota”.

Estes são apenas alguns exemplos que mostram o posicionamento das marcas em assuntos relevantes e atuais, com campanhas que ficaram marcadas e viralizaram de maneira grandiosa.


Diversas empresas utilizam o branded content partindo de um tema atual e relevante sobre o qual deixam claro o seu posicionamento. Ao fazer isso, a marca acaba atraindo um público que se identifica com esse conteúdo e pensa de forma semelhante, conquistando fãs e até mesmo defensores. 

O ponto-chave desse tipo de conteúdo, é que ele não parece necessariamente uma propaganda, mas sim um pronunciamento do posicionamento da marca. Contudo, por chamar a atenção e trabalhar com gatilhos mentais, a propaganda acaba acontecendo de forma automática e espontânea.

Leia também: 6 Marcas que se deram bem com o conteúdo gerado pelo usuário

Tags: conteúdo marca Marketing
Compartilhe
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no LinkedIn
Artigo anterior satisfação dos clientes Satisfação dos Clientes: a chave do sucesso para as empresas
Próximo Artigo ciclo de vida do cliente Ciclo de Vida do Cliente: o que é, quais os estágios, como gerenciar e muito mais

Você também pode gostar:

cliente interno

Cliente Interno: Saiba quem é, qual o seu papel e como garantir sua Satisfação

9 minutos de leitura
aumentar o engajamento de colaboradores

3 estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores (aprovadas)

9 minutos de leitura
embaixadores da marca

Colaboradores Embaixadores: quem são e como criar um Programa de Colaboradores Embaixadores na sua empresa

14 minutos de leitura
importância do trabalho em equipe

A importância do Trabalho em Equipe para o sucesso de um Negócio

12 minutos de leitura
Marketing de Defensores - Comunitive Heroes

Comunitive Heroes – como a Comunitive estruturou seu programa de Employee Advocacy?

17 minutos de leitura

Você também pode gostar

member-get-member
Sem categoria

Member Get Member x Marketing de Defensores: o que é melhor?

Posted by Felipe Thomé 12 minutos de leitura
investir em Marketing de Defensores
Sem categoria

Como convencer seu diretor a investir em Marketing de Defensores?

Posted by Felipe Thomé 11 minutos de leitura
Case de sucesso
Sem categoria

[Case da Comunitive] Como a Autus fortalece o relacionamento com seus colaboradores através de um programa de Employee Advocacy

Posted by Lorena Possas 1 minutos de leitura
Sem categoria

Os principais recursos disponíveis na ferramenta Comunitive para engajar seus colaboradores

Posted by Lorena Possas 9 minutos de leitura
estratégia marketing de defensores
Sem categoria

Checklist: como colocar no ar uma estratégia efetiva de Marketing de Defensores

Posted by Felipe Thomé 10 minutos de leitura
Case Eletrosom
Sem categoria

[Case da Comunitive] Como a Eletrosom utiliza a Comunitive para disseminar informação e engajar colaboradores ao redor do Brasil

Posted by Lorena Possas 2 minutos de leitura
Comunitive blog

©2023 Comunitive - Todos os direitos reservados.