Uma marca humanizada não apenas demonstra preocupação, mas se importa genuinamente com as pessoas. Entenda como isso funciona na prática!
Não é da noite para o dia que se constrói uma Marca Humanizada. A humanização de uma empresa, parte do propósito da organização e é construída diariamente, em cada pequena atitude.
Em meio a era tecnológica que vivemos, é cada vez mais importante sustentar as relações humanas, para que não se transformem futuramente em meras interações digitais. Mas será que é possível aliar a humanização com a tecnologia? Entenda melhor a seguir como isso funciona na prática.
O que é uma Marca Humanizada?
Marcas humanizadas são aquelas que têm uma relação de aproximação com o seu público, que não se limita apenas às relações comerciais de produtos ou serviços que oferecem. As marcas humanizadas buscam uma conexão verdadeira com seus clientes, colaboradores, fornecedores e todas as pessoas envolvidas com elas.
A ideia é que nessas relações, ninguém se beneficie com a desvantagem do outro e todos prosperem juntos. Os negócios humanizados se importam genuinamente com os demais, e isso fica claro em suas ações e em seu posicionamento de marca.
De acordo com uma pesquisa, que traz dados levantados pelo Grupo Sitel, cerca de 70% dos consumidores pesquisados sobre suas preferências de atendimento ao cliente, relataram preferir ser atendidos por uma pessoa, ao invés de um representante digital de suporte ao cliente ou chatbot.
Isso porque os consumidores preferem os métodos de comunicação tradicionais, e não confiam nos chatbots e outras formas de atendimento digital. Grande parte dos consumidores acredita que tais meios, não são capazes de compreender e resolver seus problemas de maneira satisfatória.
Dessa forma, uma marca humanizada busca compreender as necessidades do seu público e proporcionar um atendimento mais próximo, tendo dessa forma, um foco voltado para o cliente e as pessoas de modo geral.
Porque as pessoas preferem essas marcas?
Na era digital em que vivemos, tudo passou a ser mais rápido e ágil, os atendimentos, as compras e diversas outras atividades do cotidiano. Com isso, muito do contato humano foi se perdendo e sendo substituído pelas novas tecnologias.
Contudo, uma grande porcentagem de pessoas ainda preferem marcas humanizadas, com as quais possam ter um contato mais próximo. Isso não quer dizer que as marcas não possam otimizar seu serviço através da tecnologia.
É fundamental aliar à essas tecnologias, o atendimento ao cliente de forma direta, pois, diferente dos chatbots e demais ferramentas digitais de suporte, um atendente humano é capaz de ter empatia pelo consumidor e entender as suas reais necessidades.
Dessa forma, as pessoas preferem marcas humanizadas, pois se sentem mais seguras e sabem que do outro lado há uma pessoa como ela, que também pode estar tendo as mesmas dificuldades.
Isso não serve apenas para empresas que oferecem produtos ou serviços de forma direta. É cada vez mais comum vermos pessoas na internet compartilhando o seu dia a dia, ou sua “vida real”.
É disso que a maioria das pessoas gosta, pois, conseguem se identificar com quem está do outro lado e estabelecer uma conexão. Além disso, marcas humanizadas mostram que se importam não somente com o seu público, mas também com todas as pessoas.

Características de uma marca humanizada
É cada vez mais importante para as marcas oferecerem um contato mais humanizado, uma vez que existe uma relação de troca entre as empresas e os consumidores. Assim como o cliente precisa da solução que o seu negócio oferece, você também precisa que exista esse público para poder oferecê-la.
Dessa forma, fica claro que existe uma grande proximidade e ligação entre marca e cliente. Por isso, a humanização deve transparecer em cada atitude da organização, seja no atendimento, na sua comunicação nos mais diversos meios, nas estratégias de marketing, entre outros.
A marca humanizada se importa de fato com as pessoas, e faz questão de deixar isso claro. Muito mais do que produtos e serviços, os consumidores buscam experiências, identificação e conexão e é isso que marcas humanizadas oferecem.
Confira algumas das principais características dessas empresas:
Responsabilidade social
A responsabilidade social é uma das características mais importantes das marcas que têm como foco a humanização. Através do Marketing Social, as empresas conseguem demonstrar seu compromisso com a sociedade e compartilhar isso com o seu público.
Há diversas formas das marcas humanizadas demonstrarem essa responsabilidade, seja através de operações que não afetem ao meio ambiente, programas de apoio a instituições, entre outros. Todas essas ações, são muito valorizadas pelos consumidores, que costumam se identificar com marcas que possuem princípios éticos.
Acessibilidade
A acessibilidade é certamente outra característica presente nas marcas humanizadas, que buscam interagir com as pessoas de forma direta, além de estarem sempre disponíveis para prestar qualquer tipo de suporte.
Não tem nada pior do que entrar em contato com uma empresa para resolver um problema e não ser atendido diretamente. Por isso, as pessoas buscam cada vez mais marcas acessíveis, que minimizam a burocracia quando o assunto é atendimento ao cliente.
Para garantir a acessibilidade, empresas humanizadas utilizam os mais diversos canais disponíveis para as interações, como telefone, serviços de mensagens instantâneas, e-mail, chat, entre outros.
Saiba mais: Entenda a importância da Acessibilidade Digital na Experiência do Consumidor
Comunicação simples
Pode ser legal ouvir uma empresa falando difícil sobre conteúdos técnicos, mas, em geral, quanto mais parecida com a comunicação do seu círculo social, mais as pessoas tendem a se identificar com uma empresa.
As marcas humanizadas, em geral, utilizam a mesma linguagem do seu público ao se comunicar. Além disso, também evitam utilizar métodos persuasivos, que muitas vezes, possuem uma linguagem mais agressiva com foco em vendas.
A humanização consiste em utilizar uma linguagem simples, mas que transmita seus valores e a aproxime do público, de forma transparente, mas sem perder a sua autoridade no assunto.

Como humanizar a sua marca/empresa
Se você busca a humanização para a sua marca, há alguns passos que podem te ajudar a dar início a esse processo. Confira algumas dicas a seguir:
Tenha a identidade da marca bem definida
Antes de transmitir algo, é importante ter bem definida a identidade da sua marca, o que pode ser feito através de uma estratégia de branding. Dessa forma, é possível definir a maneira como sua empresa se comunica e se mostra ao mundo.
É neste momento, que você irá se posicionar e mostrar como quer que as pessoas enxerguem a sua marca, como irá se comunicar, quais formas de abordagem serão utilizadas, entre outras ações.
Tudo isso é definido com base no propósito do seu negócio e na análise do seu público, para entender o que ele espera da sua marca e de que forma ela se tornará única, para se destacar das demais no mercado.
Conte a sua história
As pessoas querem ouvir histórias! Nunca se falou tanto a respeito de storytelling como agora. Os consumidores procuram encontrar pontos de identificação com as marcas, e não tem nada mais humanizado que compartilhar com elas a sua história.
Conte a elas como surgiu a ideia da empresa, como tudo começou, quais foram os percalços. O público gosta de entender o que acontece nos bastidores, pois isso as aproxima da marca e fortalece sua conexão com ela.
Evite utilizar estratégias de Marketing invasivas
Como já dissemos no tópico anterior, as marcas humanizadas evitam utilizar uma linguagem muito agressiva. Elas preferem conquistar a confiança do consumidor, a fim estreitar seu relacionamento, através de ações como o Inbound Marketing e a Produção de Conteúdo.
Essas práticas buscam estabelecer relações sólidas e profundas com as pessoas. Dessa forma, a médio e longo prazo, isso consequentemente acaba criando oportunidades de negócios, caracterizadas pelas altas taxas de conversão, retenção e fidelização de clientes.
Utilizar estratégias de marketing humanizadas, criando conteúdos relevantes e personalizados de acordo com a persona, faz com que a jornada do cliente flua naturalmente através do funil de vendas.
💜 Conheça mais – Marketing Emocional: aprenda a trabalhar as emoções dos seus Clientes
Apresente quem está por trás da marca
Assim como é importante contar a história da sua marca, é igualmente recomendado mostrar aos consumidores todas as pessoas que fazem parte do time. Isso aumenta a confiança do público, além de aproximá-lo das pessoas de forma mais humana e menos corporativa.
Identificar cada profissional pelo seu nome, mostrar o que ele faz em sua rotina e qual o seu papel na organização, é fundamental para estimular a identificação das pessoas. Não há nada mais humano que mostrar aos clientes o dia a dia da empresa, os bastidores e até mesmo as coisas que dão errado no cotidiano.
É importante lembrar que ter uma marca humanizada não deve ser apenas parte de uma estratégia de marketing, mas sim, uma forma genuína de se aproximar do consumidor e melhorar a sua experiência.
Confira em nosso Blog outros conteúdos relacionados, na categoria Experiência do Cliente!