Cliente Interno: Saiba quem é, qual o seu papel e como garantir sua Satisfação

O Cliente Interno possui uma relação com a empresa, que vai além da aquisição de produtos ou serviços. Saiba mais sobre ele e sua importância!


Muitas empresas investem esforços para desenvolver estratégias voltadas para seus clientes externos, seja para a prospecção ou para fortalecer o relacionamento com esse público.

Com isso, muitas delas se esquecem dos clientes internos, que também são muito importantes para a organização. Para entender melhor quem são e qual a sua importância em um negócio, continue a leitura deste artigo

O que é cliente interno e qual a sua importância?

O cliente interno é aquele que possui uma relação direta ou indireta com uma empresa, ou seja, está associado à organização de alguma forma, podendo ser um colaborador direto, um profissional terceirizado, prestador de serviços, entre outros.

Este cliente pode ou não, consumir os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Além disso, por fazer parte dela de alguma forma, o cliente interno acaba atuando como ponte entre a empresa e o consumidor final.

Ele é importante, pois seu trabalho gera valor para o cliente externo, seja atuando no atendimento, no setor de marketing, vendas ou tecnologia, pois todos contribuem para transformar a organização em uma marca humanizada, focada em melhorar a experiência do cliente em toda a sua jornada. 

Por isso, o cliente interno é fundamental para manter a credibilidade e a reputação de uma organização. Eles podem ser considerados clientes, pois de certa forma precisam “comprar” aquilo que a empresa oferece, no caso comprar a ideia do que vendem, de forma que sejam verdadeiros promotores da marca.

Qual a diferença entre cliente interno e externo?

Como mencionamos anteriormente, o cliente interno é aquele que tem alguma ligação com a empresa de alguma forma, seja trabalhando internamente (como um colaborador), ou prestando serviços como o fornecimento de insumos, por exemplo. Suas principais características são:

  • Conhecem bem os prós e contras dos produtos e serviços oferecidos;
  • Podem ter descontos e vantagens na aquisição dos produtos/serviços;
  • Costumam receber comissões sobre as vendas do que é oferecido pela empresa;
  • São os intermediários entre a empresa e o cliente final (cliente externo);
  • Conhecem os custos reais da empresa, por isso, têm um maior poder e autonomia de negociação.

Já o cliente externo, é aquele que não pertence à organização de nenhuma outra forma além de adquirir seus produtos ou serviços. Este é o famoso cliente final das empresas, e suas principais características são:

  • Apenas atuam na compra dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa;
  • Compram para uso próprio ou de outra pessoa próxima;
  • É o foco principal na tomada de decisões a respeito de inovações e adequações naquilo que é oferecido;
  • Não costuma ter o poder de negociação, pois não tem uma conexão tão direta com a empresa.

Tipos de cliente interno

Os tipos de cliente interno podem ser: colaboradores, fornecedores e profissionais terceirizados que trabalham em uma empresa. De maneira geral, são eles que mantém o funcionamento da organização. 

Em geral, estes talentos acabam sendo vistas apenas como profissionais que prestam serviços para a empresa, contudo, eles contribuem para o sucesso dela através do seu trabalho. 

Além disso, existem ainda os clientes internos que atuam como promotores e defensores da marca, e podem trazer um grande retorno para a empresa através do marketing boca a boca em seu círculo social.

Como melhorar o atendimento ao cliente interno e garantir a sua satisfação?

Nem sempre é possível agradar a todos e garantir a satisfação dos clientes internos e externos. Contudo, é possível adotar algumas estratégias para melhorar este atendimento, confira a seguir algumas dicas.

Otimize a comunicação interna 

Este é um ponto bem importante para qualquer empresa. A comunicação interna é fundamental para alinhar as expectativas tanto do colaborador quanto da empresa. 

Através de uma comunicação clara e objetiva, os profissionais se sentem mais seguros, pois têm acesso às informações e se sentem como sendo parte importante da organização.

Além disso, com uma boa comunicação é possível cobrar um melhor resultado de performance dos colaboradores, visto que possuem todo o aporte técnico de informações necessárias para desempenhar seu trabalho. Também é possível evitar diversos conflitos entre os clientes internos e contornar crises ao estabelecer uma comunicação eficaz.

Adote processos padronizados 

Ter processos padronizados na organização, ajuda os clientes internos a realizarem o seu trabalho de forma facilitada, além de minimizar possíveis retrabalhos e manter as  metas e prazos de entregas bem definidos.

Para isso, lembramos do tópico anterior, pois a comunicação interna é essencial para fazer este alinhamento, seja através de uma reunião ou até mesmo um e-mail, que transmita as informações necessárias sobre procedimentos e demandas. 

Ofereça boas soluções tecnológicas

Atualmente, com a quantidade de informações necessárias para o bom funcionamento de um negócio, é essencial trabalhar com recursos tecnológicos que ajudem a manter alinhado o fluxo de dados, além de padronizar alguns processos. 

Essas soluções contribuem não apenas para melhorar a satisfação do cliente interno, como também para otimizar o atendimento ao cliente externo, uma vez que facilita e torna mais ágil o trabalho dos colaboradores.

Ofereça uma remuneração justa

Apesar de uma boa remuneração, que seja compatível com cada cargo não ser o suficiente para garantir a satisfação do cliente interno, ela também não é indispensável. Isso quer dizer que este é o mínimo que a empresa deve oferecer. 

Dessa forma, é importante lembrar que a remuneração também é um ponto importante e decisivo na hora de um profissional decidir aceitar uma vaga em uma empresa. Além disso, este também é um fator determinante para reter os talentos na empresa. 

A remuneração também pode ser um fator estratégico para engajar, motivar e estimular a satisfação do cliente interno. Ela também pode ser vista como uma forma de reconhecimento e valorização dos esforços dos colaboradores.

Disponibilize pacotes de benefícios

Da mesma forma que uma boa remuneração é essencial, oferecer pacotes de benefícios pode ser um diferencial da sua empresa, que irá melhorar a experiência do colaborador, seu engajamento e satisfação

Existem inúmeros tipos de benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores. Para escolher quais os mais indicados para a sua organização, é fundamental conhecer bem os colaboradores e identificar suas maiores necessidades. Essa é uma forma de valorizar o cliente interno, e mostra que a empresa se preocupa com sua saúde e o bem-estar.

Por exemplo, se a empresa possui um número considerável de pais e mães, é importante oferecer algum tipo de auxílio-creche ou semelhante. Assim como outros pontos essenciais como plano de saúde, plano odontológico, auxílio combustível ou vale-transporte, vale-alimentação e/ou refeição, entre outros.

Mantenha um bom clima organizacional

Proporcionar um clima organizacional agradável, é essencial para manter a satisfação e motivação dos clientes internos. Isso porque ambientes desagradáveis, estressantes, limitantes, ou que não possuem condições adequadas de acomodação, podem interferir diretamente na qualidade de vida e das atividades exercidas pelos colaboradores.


Investir em um bom relacionamento com o cliente interno é fundamental para o sucesso de um negócio, uma vez que eles são os responsáveis por proporcionar uma experiência positiva aos clientes externos.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X