A Taxa de Conversão mensura a eficácia de uma Estratégia de Marketing, com base em quantas pessoas avançaram no funil de vendas. Saiba mais!
Você sabe dizer precisamente se as estratégias de marketing que sua empresa utiliza estão dando resultados? Será que os novos clientes estão chegando através das suas campanhas?
Para obter essas respostas, você precisa saber como está a taxa de conversão do seu negócio. Se você quer saber mais sobre ela: o que é, qual a importância, como calcular e muito mais, continue a leitura do artigo.
O que é taxa de conversão e por que ela é importante?
A taxa de conversão é uma métrica utilizada para mensurar os resultados que apontam a eficácia de sua estratégia de Marketing Digital. Ela calcula a quantidade de pessoas que passaram de uma etapa do funil de vendas para outra, ou seja, visitantes que se tornaram leads ou ainda leads que passaram a ser clientes.
Esta taxa indica a porcentagem do seu público que gera resultados para o seu negócio. Ela ajuda a entender como está o retorno dos investimentos da empresa, seja no quesito tempo e esforços, ou no retorno financeiro proveniente das vendas.
Você pode calculá-la em todas as etapas do funil de vendas, para identificar os possíveis gargalos e pontos fracos da sua estratégia, indicando onde é necessário atuar para reorganizar seu planejamento.
De que forma ela ajuda a mensurar os resultados de uma empresa?
A taxa de conversão ajuda a mensurar o retorno dos investimentos realizados pela empresa, seja para o lançamento de uma nova campanha, por exemplo, ou para outras finalidades.
Essa é uma forma precisa de obter os resultados de uma empresa e pode ser feita de diversas formas, como através do preenchimento de um formulário, conforme a estratégia escolhida para se conseguir a conversão.
Assim, de tempos em tempos, ou a cada campanha lançada, a empresa pode utilizar a taxa de conversão para identificar a quantidade de pessoas que acessaram a página da campanha e quantas delas converteram em vendas.
Este resultado, indica de forma clara o retorno do investimento direcionado para cada ação. Vale lembrar que uma boa taxa de conversão ajuda a manter a saúde do funil de vendas de um negócio.
Como calcular a taxa de conversão?
Calcular a taxa de conversão é bem simples. Para mensurar o percentual entre cada estágio do funil, é preciso considerar alguns critérios:
- A quantidade de visitantes que se tornaram leads;
- Quantos leads resultaram em oportunidades;
- E dessas oportunidades, quantas converteram e passaram a ser clientes.
Seu site teve um volume de 40.000 acessos em um determinado período, enquanto teve 500 formulários preenchidos, provenientes de diferentes pontos de conversão. Com essas informações, é possível fazer o cálculo da seguinte forma:
- Acessos: 40.000
- Número de Conversões: 500
- Cálculo: n.º de conversões/acessos, neste caso, 500/40.000 = 1,25%
O resultado, mostra que a empresa tem uma taxa de 1,25% de conversão de visitantes para Leads.
O que é uma boa taxa de conversão?
A taxa de conversão pode ser relativa, pois depende do nicho de atuação da empresa e também do contexto em que ela está inserida. Isso porque os sites podem ter diferentes fontes de tráfego, volumes variados e percepções diferentes da marca.
Para um e-commerce, por exemplo, é considerada uma taxa de conversão comum algo em torno de 1,0%. Cenários acima de 2,0% já são considerados excelentes.
É importante lembrar que quanto melhor as estratégias de marketing e mais próximo é o relacionamento com o cliente, mais forte este vínculo se torna e maiores tendem a ser as taxas de conversão. Por isso, é fundamental ter o foco no cliente e fortalecer seu relacionamento com eles.
Como melhorar a taxa de conversão da sua empresa
Ao calcular a sua taxa de conversão, é possível identificar possíveis problemas em cada etapa do seu funil de vendas, dessa forma, é possível definir soluções mais assertivas.
Por exemplo, se há muitos usuários chegando no seu carrinho de compras e não passando para as etapas seguintes, você pode ter problemas relacionados ao frete ou no fluxo de cadastro de compra (ex.: um link de login social que não está funcionando) ou até mesmo algum problema na configuração das tags do Google Analytics.
Para isso, é importante identificar possíveis gargalos e buscar melhorar cada etapa de maneira individual. Confira a seguir, algumas formas de fazer isso em cada uma das etapas:
Topo do funil
É através do topo do funil que chegam os visitantes do seu site, mas seu foco não é apenas voltado para a geração de tráfego.
Existem diversas maneiras de melhorar a taxa de conversão do seu site, algumas delas são capazes de aproveitar o volume de visitantes já existentes na página e transformá-las em leads, a fim de que avancem para o próximo estágio do funil.
Entenda a taxa de conversão dos seus canais
É muito importante entender de onde vem o seu o tráfego, ou seja, de quais canais: Facebook, Instagram, sites parceiros ou outros. Além disso, é possível identificar que páginas são acessadas a partir de cada canal.
Dessa forma, é possível adequar suas campanhas de acordo com cada canal, uma vez que você consegue acompanhar o comportamento do consumidor em cada um deles. Assim, você garante que seu conteúdo seja encontrado mais facilmente pelo seu público, o que contribui para aumentar a taxa de conversão.
Otimize seus pontos de contato com o público
Isso também facilita nas conversões, pois ajuda a melhorar a experiência do cliente ao ter uma comunicação mais acessível com a sua empresa. Para isso, procure otimizar o design das suas páginas, teste diferentes calls-to-action, utilize ferramentas de captura de Leads para te ajudar (scroll-box, pop-ups, entre outros).
Faça testes A/B
Os testes A/B são muito utilizados quando o assunto é otimizar as conversões. Isso porque é uma forma simples e barata de identificar oportunidades de melhorias em suas estratégias, capaz de trazer excelentes resultados.
Meio do funil
No meio do funil, os visitantes já se tornaram leads e a atenção deles já está voltada para o seu negócio. Agora, é preciso estimular o engajamento desses leads para eles consumirem seu conteúdo e avançarem no funil, partindo para o processo de compra. Nesta etapa, você pode adotar as seguintes estratégias:
Defina a jornada de compra
Neste primeiro momento, você vai definir os conteúdos que serão direcionados para cada uma das etapas do funil e identificar em qual etapa está cada lead. Ao entender como funciona a jornada de compra do seu cliente, é possível entregar de forma assertiva aquilo que ele está buscando.
Essa estratégia, pode melhorar o engajamento do lead com a sua empresa, uma vez que ele já sabe o problema que quer resolver, conhece suas soluções e está na fase de tomada de decisão.
Utilize automações de marketing
Para que os leads avancem no processo de compra, você precisa dar uma “ajudinha”, por isso, as automações de marketing podem ser uma excelente ideia. Com as ferramentas corretas, é possível direcionar um conteúdo assertivo para o lead certo e na hora certa. O resultado disso é: o aumento da taxa de conversão, mais vendas e menos custos de aquisição.
Qualifique os Leads
Este é um ponto bem importante. Não basta apenas passar para a área de vendas todos os leads obtidos para que eles “resolvam”, pois isso pode acabar criando um gargalo no setor.
Para não impactar na produtividade e qualidade do atendimento dos vendedores, o ideal é entregar para eles leads mais qualificados. Para isso, você também pode apostar em ferramentas para automatizar a qualificação desses Leads, indicando o momento de compra que eles estão.
Fundo de funil
Com as etapas anteriores do funil otimizadas, os leads chegam ao setor de vendas mais direcionados e em volume adequado. O próximo passo, é fazer um novo filtro identificando os leads com real potencial de se tornarem clientes. Para isso, você pode dividir o fundo do funil em três pontos de otimização: a qualificação, a entrega dos Leads e a sua abordagem.
Faça a entrega dos leads de forma eficiente
É importante considerar para as vendas, a relação existente entre o tempo da conversão dos leads no seu site e a abordagem do vendedor. Isso porque quando a abordagem é feita nos primeiros três minutos após uma ação, a taxa de conversão aumenta em 98%.
Novamente, você pode apostar na automação de marketing para direcionar em tempo real os leads qualificados para o CRM de vendas.
Vale lembrar que não adianta apenas pensar na agilidade do envio dos leads, também é necessário se atentar para as informações que serão passadas. Quanto mais informações para ajudar os vendedores na abordagem e no atendimento, melhor.
Aposte em uma estratégia de conteúdo
Uma estratégia de conteúdo vai muito além do que apenas atrair leads para um negócio. Através de um conteúdo rico, a equipe de marketing pode ajudar o setor de vendas desenvolvendo um conteúdo que contenha informações que auxiliem o consumidor na tomada de decisão a respeito dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Você pode utilizar esse conteúdo de diversas formas, de acordo com as necessidades do seu negócio e da estratégia definida no seu planejamento.
Veja mais: Bounce Rate (Taxa de Rejeição): o que é, por que é importante e como mensurar?
A taxa de conversão é um excelente termômetro para o seu negócio, pois ajuda a acompanhar a eficácia das suas ações. Vale lembrar que ela precisa ser acompanhada constantemente, para identificar gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de negócio.
Um bom começo, pode ser acompanhar o desempenho do seu negócio. Para te ajudar, confira o conteúdo a seguir: Performance da Marca: o que é, como mensurar, quais as métricas e mais