Marketing 4.0 é um conceito que une as teorias tradicionais do marketing com as do digital, para se adaptar à evolução do mercado. Entenda o processo.
Vivemos em uma era digital e não há como fugir disso. Em meio a essa transição, as empresas tiveram que se adaptar às mudanças para acompanhar o mercado. Entre essas mudanças, as estratégias de marketing precisaram se adequar ao novo cenário.
É então que temos atualmente o Marketing 4.0, uma nova forma de abordagem que busca aliar todos os conhecimentos da área utilizados até então. Dessa forma, o marketing tradicional não foi esquecido, mas passou por uma evolução.
Continue a leitura para entender melhor como se deu esse processo, quais foram essas mudanças e de que forma impactaram os negócios, tanto os já existentes quanto os que estão surgindo agora.
O que é Marketing 4.0?
Podemos ouvir falar do Marketing 4.0 também como a 4ª era do Marketing, um conceito que une as teorias tradicionais do marketing com as teorias do marketing digital.
De acordo com Philip Kotler, um dos nomes mais conhecidos da área, o marketing digital veio para aliar forças com o marketing tradicional, que mesmo ainda sendo muito utilizado, não é capaz de suprir sozinho as novas demandas do mercado.
Com a revolução tecnológica, o marketing tradicional, que até então utilizava apenas as mídias offline, precisou se adequar aos novos modelos de campanhas. Neste cenário, o marketing digital surgiu para atender às necessidades das novas mídias, como as redes sociais, por exemplo.
Quais suas principais características e como ele pode impactar seu negócio?
Com todas as mudanças tecnológicas que ocorreram no mercado, o comportamento do consumidor mudou e as empresas tiveram que se adequar e reorganizar suas estratégias.
Dessa forma, o marketing 4.0 passou a ser essencial para as empresas que buscam acompanhar este movimento. Entre as características principais da estratégia, podemos entender a rapidez como uma delas, seja nos processos de compras ou nas demais transações realizadas.
Atualmente, as pessoas dispõem de cada vez menos tempo e buscam a praticidade e a facilidade nos processos de compra. Por isso, as empresas precisaram se adequar para uma cultura de foco no cliente, baseando suas ações focadas em melhorar a experiência do consumidor.
Confira a seguir outras características marcantes do marketing 4.0:
- Possibilita obter muitas informações valiosas a respeito do público;
- Utiliza uma grande variedade de canais para a atração fidelização de clientes;
- Possibilita utilizar a gamificação como ferramenta de fidelização;
- É mais inclusivo, pois permite que marcas novas conquistem seu espaço mais facilmente;
- Se relaciona de forma horizontal, aproximando empresas e consumidores e fortalecendo seu relacionamento;
- Permite mais transparência nos processos.
O marketing 4.0 impacta nos negócios, pois está presente em quase tudo que fazemos, uma vez que a internet já faz parte do nosso cotidiano, seja nos contatos pessoais, na busca de uma colocação no mercado, nas pesquisas a respeito de uma empresa ou produto e em todas as nossas interações na web.
Assim, sempre que uma pessoa consome um conteúdo online, faz uma pesquisa por produtos ou serviços, ou ainda busca opiniões a respeito de uma empresa, vemos estratégias de marketing 4.0 em ação.
Evolução do Marketing: do 1.0 ao 4.0
Como pudemos ver, o setor de marketing precisou se adaptar às novas tecnologias, novas formas de comunicação e consumo, para não ficar “ultrapassado”.
Essa mudança foi gradativa, acompanhando a movimentação do mercado e criando diferentes eras do marketing. Conheça melhor cada uma delas, conforme o decorrer dessa evolução:
Marketing 1.0
Conhecida como a primeira era do Marketing, o Marketing 1.0 surgiu no começo da revolução industrial. Ele foi ganhando mais força com o decorrer do tempo e com a evolução dos sistemas de produção em massa e gestão, movimento conhecido como Fordismo.
Nesta fase, o foco das empresas era no produto, na produção em escala e na padronização do consumo, não tendo muito espaço para os desejos do consumidor. Com isso, a produção era muito mais quantitativa do que qualitativa, ou seja, o objetivo era produzir cada vez mais, de forma rápida para que a venda fosse facilitada.
Marketing 2.0
Nesta segunda fazer do marketing, ou 2.0, o foco das empresas começou a se voltar para o consumidor e deu um passo na direção da realidade que temos hoje. Aqui, a comunicação e a relação com o consumidor passou a ganhar mais atenção.
Dessa forma, as informações passaram a ser utilizadas para influenciar a jornada de compra do consumidor e conquistar este público, que foi ficando cada vez mais exigente.
Marketing 3.0
Nesta terceira fase, já com uma estratégia centrada no consumidor, começa a se ouvir falar a respeito da humanização das marcas. Com isso, o foco não é mais apenas em conquistar o consumidor, mas também em tentar solucionar seus problemas através dos produtos e serviços oferecidos.
As empresas passaram a prestar mais atenção no seu posicionamento, adotando um tom de voz mais humano, criando novos canais de comunicação para se aproximar do seu público e ouvir a voz do cliente para direcionar suas estratégias.
Além disso, o público, que também foi evoluindo com essa movimentação do mercado, passou a ser ainda mais exigente, buscando não apenas por experiências positivas com a marca, mas também uma conexão emocional com ela.
Marketing 4.0
Por fim, o marketing 4.0 é a era atual, que traz na bagagem todos os conceitos anteriores, porém, adaptados para uma nova realidade, em que tudo é digital e acontece de forma instantânea na internet.
Atualmente, a quantidade de dados é quase incalculável, e são utilizados para oferecer a melhor experiência possível para o consumidor. Essas informações a respeito do público, permitem que as estratégias criadas sejam muito mais direcionadas, logo, mais assertivas.
O grande desafio dessa era, é buscar um equilíbrio entre o marketing online e offline, entendendo o consumidor como um ser humano e, os produtos e serviços oferecidos como soluções para seus problemas.
Leia mais: O que é Martech e como ela pode ajudar o seu negócio?
Marketing 4.0 na prática: Dicas de como aplicar
Com novas tendências de marketing digital surgindo a todo momento, fica difícil entender como as coisas funcionam ao certo. Em meio a tantas informações, separamos algumas dicas de como aplicar o marketing 4.0 na prática na sua empresa.
Humanize sua marca
Já mencionamos este ponto no texto, mas vale a pena ressaltar. Atualmente, para conquistar a confiança do público, criar uma conexão e fidelizar clientes, a empresa precisa ser humanizada.
Isso pode ser feito de diversas formas, como através de uma estratégia de Brand Persona, por exemplo. Um case de sucesso é a “Lu” do Magazine Luiza, uma personagem que adota uma voz pessoal para se aproximar dos clientes, interagindo com o público nas redes sociais e transmitindo a essência da marca.
Aposte no marketing de conteúdo
Em uma época em que a informação é de suma importância para o consumidor, o marketing de conteúdo é essencial para se aproximar do seu público, oferecendo informações relevantes. Além disso, uma estratégia de conteúdo pode ajudar a sua empresa a: atrair clientes, conquistá-los, criar um relacionamento com eles e engajá-los.
É por isso que hoje não basta mais pagar por um anúncio de 30 segundos na TV. As pessoas não querem mais ficar esperando os comerciais para assistir ao jornal da noite. Elas não têm mais tempo para isso, e a Internet oferece milhares de outros conteúdos mais interessantes.
Invista em um programa de Defensores da Marca
Com um novo comportamento de consumo, a recompra passou a não ser o único indicativo de cliente fidelizado, mas sim a capacidade de fazer com que ele se torne um defensor da marca.
Na era digital, as pessoas estão cada vez mais presentes na internet, e são influenciadas a todo momento pelas informações que nela encontram. Por isso, é muito importante contar com defensores da marca, pois são eles que irão defender a sua empresa na internet.
Este movimento costuma acontecer de forma orgânica, como resultado da satisfação dos clientes. Contudo, você também pode engajar o público a advogar em favor da sua marca, oferecendo uma experiência de valor, e buscando atender e superar suas expectativas durante toda a sua jornada.
Para criar uma comunidade online engajada, você pode apostar em estratégias de gamificação e demais ferramentas de uma plataforma de defensores da marca.
O Marketing 4.0 veio para fortalecer a presença digital da marca, e fazer com que as empresas ampliem sua visão a respeito das estratégias utilizadas para atrair, conquistar e reter clientes.
Conheça as soluções que a Comunitive oferece para criar uma estratégia personalizada de Defensores da Marca, muito eficaz para fortalecer seu relacionamento com os clientes. Clique aqui e solicite uma demonstração!