Tomada de Decisão é um processo que visa selecionar uma entre as alternativas possíveis para solucionar uma demanda. Entenda como funciona.
Em uma organização, diariamente os profissionais precisam tomar decisões de diferentes níveis de importância. Cada uma dessas escolhas, pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
Certamente, todas as empresas buscam um impacto positivo. Para isso, é fundamental investir em uma estratégia de Tomada de Decisão que possibilite identificar sempre a escolha mais adequada para cada situação. Entenda como funciona esse processo e como colocar em prática na sua empresa.
O que é e qual a importância da tomada de decisão?
A tomada de decisão é o processo que consiste na escolha de uma alternativa entre as opções possíveis. Quando pensamos em decisões a ser tomadas nas empresas, elas precisam ser assertivas para garantir um bom posicionamento estratégico.
Isso porque essas escolhas acarretam consequências que podem afetar a empresa como um todo, impactando até mesmo nas oportunidades de negócio. A tomada de decisão é um processo importante, pois garante o alinhamento entre os setores e a busca pelos objetivos da organização.
Em geral, os responsáveis pelas decisões de uma empresa são seus gestores, que fazem as escolhas após consultar outros profissionais-chave da empresa, para definir decisões assertivas com base no planejamento e resultados almejados.
A função da tomada de decisão é de grande importância, pois ela é um intermediário entre a direção da empresa e os setores operacionais, garantindo as melhores decisões para a organização em geral.
O processo decisório garante resultados mais precisos, uma vez que as ações são planejadas baseadas em uma cultura data driven. Essas escolhas garantem mais inteligência competitiva para a organização se destacar no mercado.
Quais são os tipos de tomada de decisão?
Como vimos, a tomada de decisão é uma ação necessária e importante para as empresas. Contudo, elas podem envolver diversos setores, além de considerar diferentes parâmetros para a escolha. Por isso, é fundamental compreender quais os tipos possíveis de tomada de decisão, que podem ser intuitivas, racionais, entre outras. Confira a seguir alguns exemplos:
Decisão Intuitiva
As escolhas intuitivas são baseadas, como o nome indica, na intuição e instinto. Quando falamos em empresas e mundo corporativa, esse tipo de decisão não é indicado, pois não é baseada em dados e informações concretas. Dessa forma, elas podem impactar negativamente a organização se não for bem planejada.
Decisão com base em valores
Nesse tipo de decisão, o gestor considera seus valores pessoais para basear suas escolhas. Elas podem dizer respeito às experiências e vivências do profissional ao longo de sua vida e jornada profissional. Tais valores, costumam compactuar com a cultura organizacional, uma vez que ela é o reflexo das equipes e do que elas acreditam.
Decisão racional
A tomada de decisão racional, considera principalmente métricas e dados para avaliar o cenário antes de fazer uma escolha. Diferente das decisões intuitivas, ela trabalha com possibilidades e possíveis alternativas, através de uma análise SWOT, por exemplo, considerando os prós e os contras para decidir de forma mais assertiva.
Decisão colaborativa
Como o nome indica, esse tipo de decisão é tomada de forma coletiva, considerando diferentes pontos de vista, o que possibilita mais assertividade nas escolhas. Por isso, ela é bastante comum nas empresas que apostam em uma cultura de trabalho em equipe. Por contar com equipes multidisciplinares, as decisões se tornam mais assertivas, pois consideram diferentes pontos de vista, de profissionais de diversas áreas de atuação.
Decisão especializada
Por fim, a tomada de decisão especializada, como o termo indica, é feita por profissionais especialistas de um determinado setor. Essa opção, costuma acontecer quando nenhuma das opções anteriores forem suficientes para resolver um problema.
Dessa forma, essa pode ser considerada o tipo de escolha mais indicada para as empresas, uma vez que conta com um profissional experiente, que possui um bom know-how de benchmarking e do mercado em que a empresa atua.
Quais são as etapas do processo de tomada de decisão?
É importante entender que a tomada de decisão é um processo que precisa considerar inúmeros fatores. Por isso, ela é constituída por diferentes etapas, definidas com base na estratégia da empresa. Confira a seguir algumas das principais etapas:
Entenda o problema a ser resolvido
Em uma organização a tomada de decisão acontece quando é necessário resolver um determinado problema, ou quando uma situação precisa de uma solução estratégica para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
Para ser possível tomar essa decisão, é fundamental identificar o problema central ou questão que precisa ser solucionada, para colocar em prática um plano de ação com a para conseguir fazer a melhor escolha. É importante também identificar as causas do determinado problema ou a razão da necessidade identificada.
Avalie a situação atual
Após identificar o problema, necessidade ou questão central, é preciso identificar qual o cenário da empresa em relação a isso e o que precisa ser feito para encontrar uma solução. Isso requer um conhecimento de todos os setores da empresa, para identificar o que pode ser movimentado para solucionar a demanda.
Vale lembrar que o processo de tomada de decisão precisa olhar para dentro da empresa e buscar identificar onde está o problema, visando encontrar o possível gargalo que pode estar atrapalhando a performance da marca.
Liste todas as alternativas possíveis
Após entender o problema e avaliar o cenário como um todo, é importante listar as possíveis alternativas para a demanda. Para isso, a empresa pode observar os processos internos feitos diariamente, para buscar identificar soluções possíveis.
Se a sua empresa está com um problema no atendimento ao cliente, por exemplo, algumas opções possíveis podem ser:
- Contratar um novo colaborador para o setor;
- Desligar um profissional que pode não ter se adaptado ao setor;
- Implementar um setor de Customer Success (Sucesso do Cliente);
- Investir em mais canais de atendimento, para implantar uma estratégia omnichannel;
- Automatizar processos;
- Adotar o uso de chatbots para agilizar o atendimento.
Essas são apenas algumas soluções possíveis para exemplificar como listar as opções.
Colete e organize as informações
É fundamental reunir todas essas informações e organizá-las de forma que a empresa consiga extrair insights importantes para o seu planejamento. Podemos considerar essa etapa como uma das mais importantes do processo de tomada de decisão.
Os dados obtidos através da análise, possibilitam que a organização identifique se sua estratégia está sendo assertiva. Além disso, eles também indicam se os processos que estão sendo utilizados estão funcionando bem ou se precisam de melhorias.
Dessa forma, essas informações servem como guias para as decisões que precisam ser tomadas, pois, indicam qual o melhor caminho a seguir, minimizando as chances de escolhas erradas. Para isso, é possível apostar em ferramentas de machine learning que ajudam a obter esses dados.
Mantenha o foco nos objetivos da empresa
Ao longo de todo esse processo de tomada de decisão, é fundamental manter o foco nos objetivos da organização, pois são eles que orientam todas as etapas do processo e contribuem para o entendimento da melhor direção a seguir, levando a empresa cada vez mais próxima aos seus objetivos.
Monitore as métricas da opção definida
Após uma longa análise para identificar as melhores opções, listá-las e avaliá-las, a decisão é tomada. Mas o trabalho não para por aí, pois o próximo passo é acompanhar o decorrer da estratégia definida e avaliar o seu desempenho.
Para isso, é importante definir indicadores-chave (KPIs) que façam sentido para a organização e possibilitem avaliar a sua performance, ajudando a identificar a evolução de cada etapa e indicar possíveis melhorias necessárias.
Dicas de como tomar decisões assertivas
Como pudemos ver, o processo de tomada de decisões envolve diversos fatores e conta com inúmeras etapas para garantir que as escolhas sejam assertivas. Confira a seguir, algumas dicas para decidir de forma mais estratégica.
- Identifique o problema e faça um diagnóstico da situação atual da empresa, para ajudar a entender melhor o problema;
- Analise situações anteriores que possibilitem compreender alguns padrões e ajudem a evitar ações precipitadas;
- Procure planejar todas as ações envolvidas no processo de tomada de decisão, pois isso ajuda a preparar a empresa para as consequências que poderão surgir;
- Esteja preparado para lidar com o inesperado, pois sabemos que nem sempre as coisas saem como o planejado;
- Sustente suas decisões e mantenha sempre o posicionamento da marca em evidência, para sustentar a imagem da empresa e fortalecer sua identidade no mercado.
O processo de tomada de decisão pode parecer longo, exaustivo e até mesmo complexo. Contudo, quando bem planejado ele garante mais competitividade para as empresas, pois possibilita tomar decisões estratégicas.
Para garantir boas escolhas, é preciso contar com bons profissionais na organização, que formem um time expert e com as hard skills e soft skills necessárias para o mercado. Confira nosso Webinar de Employer Branding e saiba como criar uma marca desejada pelos melhores talentos!