Colaboradores Detratores são profissionais insatisfeitos com a empresa e que transmitem seu descontentamento a outras pessoas. Entenda mais.
Atualmente, sabemos que os profissionais de uma empresa são seu recurso mais valioso. É através deles, que a organização cresce e conquista seu espaço no mercado, graças ao conhecimento e talento de seus colaboradores.
Contudo, da mesma forma que eles podem elevar a empresa, também podem acabar prejudicando-a, ao se tornarem colaboradores detratores. Entenda o impacto disso para as empresas e como evitar que aconteça!
Quem são os colaboradores detratores?
Primeiramente, o significado do termo detrator, segundo dicionário, é um indivíduo que desqualifica, difama e desvaloriza a importância de algo; quem fala mal de alguém ou espalha opiniões negativas sobre uma pessoa, ou no caso, uma empresa.
Dessa forma, podemos entender como colaborador detrator aquele profissional que fala mal de uma empresa para seus conhecidos, seja pessoalmente, nas redes sociais ou em outros canais.
Qual seu impacto nas empresas?
Assim como os clientes detratores podem prejudicar a imagem da empresa, os colaboradores detratores também podem impactar negativamente a imagem da marca empegadora. Mas, qual a razão para os profissionais se tornarem detratores?
Isso está ligado com a satisfação dos colaboradores e a felicidade organizacional como um todo. Isso porque quando eles estão realizados com a empresa, seja pelas políticas internas, pacote de benefícios, remuneração, cultura organizacional, entre outros pontos, ele alcança um nível de satisfação com o seu trabalho.
O resultado disso, é eles acabarem se tornando colaboradores promotores, uma vez que se sentem satisfeitos e engajados com a empresa. A partir disso, os profissionais tendem a transmitir essa sensação positiva para seus colegas de trabalho, aumentando assim o engajamento das equipes, e também compartilham seu sentimento de satisfação com seus colegas, amigos, familiares e demais pessoas do seu círculo social.
Da mesma forma, isso acontece com os colaboradores detratores. Quando insatisfeitos com a organização e suas condições de trabalho, tendem a partilhar seu descontentamento com as pessoas do seu círculo social, seja pessoalmente, em comunidades online e demais canais.
O impacto disso, é a desmotivação das equipes, que pode ocasionar até mesmo um aumento nos índices de turnover, além de prejudicar a imagem da empresa, atrapalhar na retenção dos colaboradores e na atração de novos talentos.
Saiba como lidar com esses colaboradores
Como vimos, os colaboradores detratores podem acabar prejudicando a imagem da marca empregadora no mercado. Além disso, pode acabar desmotivando os demais profissionais da organização.
Por isso, é importante saber lidar com situações de descontentamento, para evitar que colaboradores insatisfeitos transmitam reclamações, informações errôneas e comentários negativos a respeito da organização nos mais diversos meios.
Lidar com pessoas é sempre bastante delicado, contudo, é possível adotar algumas medidas para contornar uma situação de descontentamento dentro da organziação. Confira a seguir algumas dicas:
Evite que a situação de torne uma fofoca
O primeiro passo para impedir que uma situação como essa fique ainda pior, é evitar que ela seja passada adiante e chegue aos ouvidos de todos os colaboradores através de fofoca. Isso pode acabar afetando o clima organizacional, criando inimizade e conflito entre as pessoas e atrapalhando até mesmo o trabalho em equipe.
Para isso, assim que for identificado o mínimo sinal de insatisfação, é fundamental entrar em ação e procurar os colaboradores envolvidos para resolver a situação de forma imediata e sem envolver mais pessoas. É importante que conste nas políticas internas que esse tipo de comportamento não faz parte do posicionamento da marca.
Procure identificar as causas da insatisfação
Nem sempre é fácil identificar de imediato quais as causas de um comportamento detrator, uma vez que pode envolver diversos fatores até chegar de fato ao nível do descontentamento.
Por isso, procure estabelecer uma cultura de feedback e uma comunicação aberta, para que os próprios colaboradores se sintam a vontade para expor suas insatisfações. Em casos pontuais, procure conversar de forma clara e direta com os profissionais, para entender o que está acontecendo e como a empresa pode ajudar a resolver.
Vale lembrar que as causas podem ser diversas, como desentendimento com colegas, discordância das políticas internas, problemas com a liderança da equipe, e podem ser até mesmo problemas pessoais que estão se refletindo na vida profissional.
Padronize a experiência dos colaboradores
Da mesma forma que o cliente tem a sua jornada, também é possível definirmos uma jornada do colaborador, uma estratégia que ajuda a garantir o sucesso na experiência do profissional dentro da organização.
Dessa forma, é possível mapear todos os aspectos da sua jornada para identificar possíveis pontos de insatisfação, a fim de corrigi-los para evitar que os colaboradores de tornem detratores.
Nessa padronização, a empresa pode investir em: horários de trabalho mais flexíveis, processos eficientes de onboarding de colaboradores, offboarding ou outplacement, plano de carreira, entre outros.
Desenvolva uma boa comunicação interna
Um dos pontos principais para evitar casos de colaboradores detratores é apostar em uma boa comunicação interna. Isso porque ela ajuda a evitar conflitos, mas quando eles acontecem, uma boa comunicação garante sua resolução de forma rápida e assertiva.
É importante lembrar que em momentos de tensão, o mais importante não é somente o que é dito, mas a forma como isso é feito. Por isso, delegue essa tarefa para um líder que possua as soft skills necessárias para lidar com situações de crise e conflitos entre os colaboradores.
Esclareça a situação aos colaboradores
É comum que os colaboradores envolvidos em conflitos, ou insatisfeitos e detratores, não consigam compreender a situação e ver todos os lados envolvidos. Por isso, procure conversar individualmente e esclarecer os fatos, mostrando a situação por outras perspectivas.
Além disso, procure envolvê-los na resolução dos problemas, pedindo sugestões de como a empresa pode ajudar e quais melhorias pode adotar para evitar a insatisfação dos profissionais. Também é importante que ele saiba que seu comportamento detrator prejudica a organização e seus colegas de trabalho.
Saiba como o eNPS pode te ajudar a acompanhar o índice de colaboradores detratores
A melhor forma de evitar a incidência de colaboradores detratores em uma empresa, é acompanhando os índices de satisfação dos profissionais. Quando esses índices estiverem baixos, as chances dos detratores se manifestarem são grandes.
Isso pode ser feito através do eNPS, uma pesquisa que consegue avaliar o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa. Ela também avalia a probabilidade do profissional indicar sua empresa para outros talentos.
Assim como essa pesquisa é realizada com os consumidores, ela pode ser feita com os clientes internos da empresa — seus colaboradores. Ela consiste basicamente em
perguntar aos colaboradores: “em uma escala de 0 a 10, onde 0 é pouco provável e 10 muito provável, qual a sua nota com relação à satisfação com a empresa?”
O resultado da pesquisa, pode fornecer insights valiosos, indicando:
- Os colaboradores promotores, que deram notas 9 ou 10 e ajudam a empresa a promover sua cultura, dentro e fora dela;
- Os colaboradores neutros, que deram notas 7 ou 8 e não são completamente fiéis à empresa;
- Os colaboradores detratores, que deram notas abaixo de 6 e podem deixar a empresa a qualquer momento.
Ao identificar quem são os colaboradores detratores, é possível conversar com eles para obter um feedback das razões de sua insatisfação e buscar adotar melhorias para evitar o aumento desses índices. É importante que o eNPS seja feito com frequência, para evitar a oscilação dessa métrica.
A melhor forma de evitar colaboradores detratores prejudicando a imagem da sua empresa, é apostar em uma estratégia de Endomarketing e Employee Advocacy. Isso ajuda a aproximar os profissionais da organização, estreitar seu relacionamento, além de transformá-los em defensores da marca, o caminho oposto dos detratores.
Baixe nosso E-book gratuito e saiba Como Fortalecer sua marca empregadora utilizando o Employee Advocacy!